Análise crítica e multimodal de imagens usadas em livros didáticos de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v16i2.19952Palavras-chave:
Livros didáticos, Língua inglesa, Imagens, MultimodalidadeResumo
Este artigo tem como objetivo examinar imagens usadas em livros didáticos de ensino de língua inglesa sob um enfoque crítico e multimodal com o intuito de verificar se tais imagens contemplam aspectos globais e regionais, e quais ideologias e hegemonias podem estar sendo favorecidas ou transmitidas. Além disso, busca-se discutir como elas podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua e como os aspectos ideacionais, interpessoais e textuais são preenchidos. Foi feita uma análise comparativa de capítulos de dois livros didáticos largamente utilizados no Brasil. Os resultados indicam que existe uma preocupação dos autores de livros didáticos de língua inglesa em representar temas globais, valorizar aspectos regionais e usar imagens capazes de promover respeito à s diferenças e inclusão social, além de ajudar os alunos na compreensão do texto e inseri-los no universo apresentado nas lições.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Volume 1. 2006.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Ed. Longman, 2007.
CATES, K. A. Teaching for a better world: global issues and language education. Human rights Education in Asian Schools, v. 5, p. 41-52, [s.d.]. Disponível em: https://www.hurights.or.jp/pub/hreas/5/06cates.pdf. Acesso em: 15 jun. 2017.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. Language and a social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Ed. Arnold, 2004.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes: a learning-centered approach. Cambridge: Ed. Cambridge, 1987.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. London: Sage Publications, 2002.
McCARTHY, M.; McCARTEN J.; SANDIFORD, H. Touchstone 2. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
MENEZES, V.; BRAGA, J.; FRANCO, C. Alive! 8: inglês 8º ano. São Paulo: SM, 2012.
PAIVA, V. L. M. O. História do material didático de língua inglesa no Brasil. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 17-56.
SAXS, Leonard. Why gender matters. New York: Three Rivers Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


