Horizontes de LA - Já viu os artigos da última edição?
Prezados leitores,
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada finalizou o volume 2024-2, com o dossiê "A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas".
Agradecemos aos organizadores do dossiê, pelo engajamento e parceria nessa produção, a todos os autores que confiaram em nosso trabalho, aos nossos tão estimados pareceristas membros do Conselho Editorial e também aos ad hoc, que tremendamente contribuíram durante a avaliação dos manuscritos submetidos para a publicação deste volume.
Agradeço também, particularmente como editora-chefe, a toda a equipe de editores, revisores e diagramadores que, com total dedicação e profissionalismo, empenharam-se para que este volume se concretizasse.
Convidamos a todos a conhecer os trabalhos publicados nesta edição e a visitar nossas chamadas para as edições futuras.
https://www.periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/issue/view/3082
Chamadas: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/announcement
v. 23 n. 2 (2024): Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas Apresentação:
- Apresentação do dossiê: a escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas Sulany Silveira dos Santos, Lucia Rottava, Antonio Marcio Da Silva DT1
- Intricacia gramatical e densidade lexical: dois aspectos da escrita acadêmica Lucia Rottava, Antonio Marcio Da Silva DT2
- Reflexões sobre o “Projeto SLATE” e suas interlocuções Priscila Ligoski DT3
- O sistema de trocas na escrita acadêmica: uma investigação à luz da Linguística Sistêmico-Funcional Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva DT4
- Jogos pedagógicos com grupos nominais Nayra Aires, Wagner Rodrigues Silva, Rodrigo Esteves de Lima-Lopes DT5
- Estudo do gênero artigo científico a partir da teoria de gênero sistêmico-funcional Luciane Sippert Lanzanova, Dra. Edna Cristina Muniz da Silva, Tamar Bedran Vieira Corrêa DT6
- Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos Isabelle Pinheiro Fagundes, Augusta Reinaldo DT7
- Escrita de abstracts na pós-graduação: um estudo de caso Eduardo Pereira da Costa, Cyntia Bailer DT8
- O ensaio como disposição: o texto acadêmico como um percurso Magali Lopes Endruweit, Jonas Augusto Fagundes , Vinícius Festa Rigo DT9
- Discurso, autoria e efeitos de sentido na escrita acadêmica Mônica Ferreira Cassana DT10
- Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira Claudia Martins, Maria Luisa Pitz DT11
- Avaliação formativa enquanto feedback recursivo em uma abordagem de ensino de escrita acadêmica via gêneros textuais Raquel Bambirra, Vanessa Teixeira DT12
- Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos Isadora Teixeira Moraes, Paula Kracker Francescon DT13
- A perspectiva dialógica aplicada ao ensino de leitura e escrita Maíra Gomes, Davi Barbosa Rodrigues, Davi Agra Correa, William Silveira de Carvalho DT14
- Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada Fernanda de Faria Rezende Santos DT15
- Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros Caroline Teixeira Bordim, Júlia Folle Alves DT16
- Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário Vivian Lopes AG9
- A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro Zilanezia Rocha Santos, Lenilza Mendes AG8
- Residência Pedagógica e ensino de inglês: experiência de produção de materiais didáticos para uma escola pública Larissa de Pinho Cavalcanti, Maria Leane da Silva Cândido AG7
- Etnografia on-lineOff-line multissituada em tempos de aceleração Thiago Benitez de Melo AG6
- Norma e variação no ensino da escrita em português: pluricentrismo linguístico em debate Joice Eloi Guimarães AG5
- Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonêsBeliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese Yuki Mukai AG4
- Data Driven Learning para aprendizes iniciantes de inglês: uma experiência em um curso de estratégias de leitura Luana Viana dos Santos, Paula Tavares Pinto AG3
- Proposta de ensino das Partículas Modais doch e halt na série How to Sell Drugs Online (Fast):uma análise com base na abordagem minimalista Marceli Aquino AG2
-
A formação de professor surdo para o ensino de Libras como Segunda Língua centrado no gênero textual
Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Shirley Barbosa das Neves Porto
AG1
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada recebe artigos inéditos em fluxo contínuo.
Datas de submissão e projeção de provável publicação:
Para o volume 2025-1: até 15/12/2024.
Entre 16/12/2024 e 31/01/2025 não receberemos submissões.
Para o volume 2025-2: entre 01/02/2025 e 30/04/2025.
Submissões e normas de publicação: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/about/submissions