Representação dos negros nos livros didáticos de História do Espírito Santo (1964-1997)
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10985Palavras-chave:
Negros, Representações, Livros didáticos, História regional, Espírito SantoResumo
Neste artigo analisaremos o papel do livro didático enquanto instrumento de propagação e consolidação de representações, mais especificamente das representações acerca do negro nos livros de história regional. Com esse propósito, após apresentarmos a permanência de uma tendência preconceituosa e estereotipada nos livros didáticos brasileiros nos séculos XIX e XX, optamos por verificar se essas mesmas tendências foram reiteradas nos livros escolares de história do Espírito Santo publicados no período de 1964 até 1997. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que, apesar da permanência de uma escrita eurocêntrica, os livros produzidos por autores capixabas apresentaram, em diversos momentos, o negro como agente ativo na história local, mesmo antes da existência de uma legislação que assim os exigisse, e a frente inclusive de uma tendência nacional.
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