Entre reconhecer-se e agir
a compreensão de seu lugar no mundo e a busca pelo protagonismo feminino das personagens Beatriz Cenci, Lucrécia Petroni e Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.26320Parole chiave:
Beatriz Cenci, Leonor de Mendonça, Gonçalves Dias, Romantismo, Modernidade.Abstract
No presente artigo, desenvolvemos nossa análise inerente a um diálogo entre história e literatura, destacando isto que seria o reconhecimento das personagens femininas nas obras Beatriz Cenci e Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias, como mulheres também determinadas pelo que chamamos de moralidade egoísta no período. Destarte, nos propomos à leitura e a descrição das ações efetuadas por estas mesmas personagens (Beatriz, Lucrécia e Leonor) em prol de suas expectativas, as quais não se confundem com os limites próprios a tal moralidade. Trabalhamos também, no desenrolar do artigo, com as principais reivindicações do “primeiro feminismo” no século XIX e sua incidência nas obras, assim como com o conceito de “amor” e a forma pela qual acreditamos que ele tenha movimentado as ações, lutas e escolhas no interior da modernidade e do Romantismo de Gonçalves Dias.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASSAB, Latif Antonia; OLIVEIRA, Laís Paula Rodrigues. O movimento feminista: algumas considerações bibliográficas. In. Anais do III Simpósio Gênero E Políticas Públicas, 2014, Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 27 a 29 de maio de 2014. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/GT10_La%C3%ADs%20Paula%20Rodrigues %20de%20Oliveira%20e%20Latif%20Cassab.pdf Acesso em 23/11/2018.
CHIARI, Gisele Chimmi. A estética romântica no teatro de Gonçalves Dias: Leonor de Mendonça. 2015. Tese (doutorado em literatura brasileira). Programa de Pós graduação em literatura brasileira da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo 2015.
COSTA, Emília Viotti. Concepção do Amor e idealização da mulher no romantismo: considerações a propósito de uma obra de Michelet. v.4, 1963.
COSTA, Pedro Pereira da Silva. Gonçalves Dias. In. FRANCO, Afonso Arinos. A vida dos grandes brasileiros. Editora Três ltda, 1974.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política, 1944. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2007.
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
DIAS, Gonçalves. Beatriz Cenci [1844]. In. GIRON, Luiz Antonio (org.). Teatro de Gonçalves Dias. Martins Fontes, 2004.
DIAS, Gonçalves. A. Correspondência Ativa. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v.84, 1964. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/anais/anais_084_1964.pdf. Acesso em 01 de novembro de 2018.
DIAS, Gonçalves. Leonor de Mendonça [1846]. In. GIRON, Luiz Antonio. (org) Teatro de Gonçalves Dias. Martins Fontes, 2004.
DICCIONARIO da Lingua Brasileira por Luiz Maria da Silva Pinto, natural da Provincia de Goyaz. Na Typographia de Silva, 1832. Diccionario da Lingua Brasileira por Luiz Maria da Silva Pinto, natural da Provincia de Goyaz. Na Typographia de Silva, 1832.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Cascatas da modernidade. In: Modernização dos Sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
GUMBRECHT, Hans Ulrich . Atmosfera, ambiência, stimmung: sobre o potencial oculto da literatura. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC Rio, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio/ Contratempo, 2006.
LIMA, Renata Ribeiro. Representações de exílio e nacionalismo em Gonçalves Dias. Nau Literaria, v. 10, n. 02 jul./dez. 2014.
MAIA, Claudia. Gênero e Historiografia: um novo olhar sobre o passado das mulheres. Caderno Espaço Feminino. Uberlândia-MG, v. 28, n. 2, Jul./Dez. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/anapa/Downloads/34172-139133-2-PB.pdf. Acesso em outubro de 2018.
MARCO, Valéria de. O império da cortesã: Lucíola, um perfil de Alencar. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MUZART, Zahidé Lupinacci. Uma espiada na imprensa das mulheres no século XIX. Revista Estudos Feministas. CFH/CCE/UFSC. Vol. 11, n. 1, 2003.
PEREIRA, Luisa Rauter. Ao ponto que as necessidades públicas exigem: experiência política e refiguração do tempo no debate político da década de 1830. São Paulo: Almanack, 2015.
PERROT, Michelle. Minha história das Mulheres. São Paulo, editora Contexto, 2007.
POTIERI, Regina Lúcia. A voragem do olhar. São Paulo: Perspectiva, 1988.
PRADO, Décio de Almeida. Leonor de Mendonça: amor e morte em Gonçalves Dias. In: Esboço de figura ”“ homenagem a Antonio Candido. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Romântico: A explosão de 1830. In. GUINSBURG. J. O Romantismo. Editora Perspectiva, 1993.
QUADROS, Elton Moreira. Eros, Fília e Ágape: o amor do mundo grego à concepção. Acta Scientiarum. Humanand Social Sciences, Maringá, v. 33, n. 2, p. 165-171, 2011. Acesso em 20/12/2018.file:///C:/Users/anapa/Downloads/10173-61595-1-PB.pdf.
RANGEL, Marcelo de Mello. Poesia, história e economia política nos Suspiros Poéticos e Saudades e na Revista Niterói. Tese (Doutorado em História) ”“ Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2011.
RODRIGUES, Carla. As ondas feministas. Cadernos O Globo, v. 12, p. 46-49, 2017.
ROSENFELD, Anatol; GUINSBURG, Jacob. Romantismo e Classicismo. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SCHILLER, Friedrich. Do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SCHILLER, Friedrich. A noiva de Messina, ou Os irmãos inimigos: tragédia com coros. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
ZILBERMAN, Regina. Crítica. In: JOBIM, José Luis (org.). Introdução ao romantismo. Rio de Janeiro: EdUerj, 1999.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.