Leo Putz:

um artista imigrado na formação do modernismo carioca

Autori

  • Liszt Vianna Neto Doutorando pela Universidade de Leiden, Países Baixos

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11007

Parole chiave:

Leo Putz, Modernismo brasileiro, imigração alemã

Abstract

Tratando-se da História Social da Arte no século XX, é notável a contribuição dos imigrados de língua alemã nas Américas do período entreguerras. Emigrando para o Brasil em busca de um “paraíso perdido”, Leo Putz se destaca das matrizes artísticas predominantes no Brasil na Era Vargas. Junto a outros imigrados, Putz integrou a nova geração de professores da Escola Nacional de Belas Arte que, sob a direção de Lúcio Costa, conduziram a guinada modernista da instituição. Subitamente, o nome de Putz despontou nos jornais em meio a ataques de cunho nacionalista e contra direção modernizante de Costa. As obras de Putz, no entanto, demostram franca aproximação entre o debate artístico nacional e a sociedade e natureza brasileira, ainda que pautadas no exotismo. Sua viagem de apenas alguns meses durou anos, e Putz emigrou novamente para a Alemanha em 1933, em meio ao turbilhão nacional-socialista. Até sua morte em 1940, Putz viveu anos de duro ostracismo.  Seus compatriotas no Brasil, no entanto, não viveram anos menos difíceis após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, sendo alvo de toda sorte de perseguição durante o Estado Novo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Liszt Vianna Neto, Doutorando pela Universidade de Leiden, Países Baixos

Doutorando pela Universidade de Leiden, Países Baixos

Mestre em História Social pela UFMG

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-07-21

Come citare

Vianna Neto, L. (2018). Leo Putz:: um artista imigrado na formação do modernismo carioca. Storia, Storie, 6(11), 49–66. https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11007