O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?

Autori

  • Marcella Albaine Farias da Costa UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10987

Parole chiave:

História, Tecnologias digitais, Formação de professores

Abstract

O presente texto procura entender de que forma professores de História em formação inicial ”“ alunos das turmas de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História desenvolvidas em 2014 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ”“ significam sua trajetória profissional no que tange à temática da tecnologia. A experiência aqui trazida foi pautada no olhar (auto) biográfico e utilizou-se da plataforma do Museu da Pessoa enquanto possibilidade metodológica. Foi possível perceber que o digital, na visão desses alunos, não é pensado para além de recurso auxiliar da aprendizagem, ou seja, não é questionado como algo que possa modificar a epistemologia do conhecimento histórico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marcella Albaine Farias da Costa, UNIRIO

<p>Doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestra em Educação, especialista em Tecnologias da Informação aplicadas à Educação e graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora substituta de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é professora da Educação Básica. </p>

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-09-13

Come citare

Costa, M. A. F. da. (2017). O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial?. Storia, Storie, 5(9), 126–147. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10987