EL ARTE DE LAS MISIONES DEL NORTE DE LA NUEVA ESPAÑA
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10729Mots-clés :
Objetos e adornos sagrados, Arte sacra, Arte e religião, Arte e colonização no norte da Nova EspanhaRésumé
A análise dos objetos de arte inventariados nas catedrais das Missões do Norte da Nova Espanha revela que os missionários foram, antes de tudo, homens do seu próprio tempo. Participaram da ocupação da terra americana e estavam convencidos da importância de converter as populações indígenas locais. Entretando, o avanço da colonização trouxe à tona contradições que atingiram de diferentes formas, missionários, índios e colonos. Estes últimos, assim como os soldados, enquanto partícipes no processo de apropriação do território, apoiavam ou se opunham aos missionários. Neste contexto, os edifícios, objetos e ornamentos, que constituíam o espaço sagrado das igrejas construídas nos territórios indígenas, adquiriram dimensão simbólica da maior importância na medida em que atendiam à s necessidades vitais de salvação, de identidade e transcendência. Em síntese, as leituras e usos destes objetos permitem a compreensão das lógicas da conquista.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.