A tradição não é mais o que era...
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10713Mots-clés :
Tradição, Sociedades tradicionais, História e tradiçãoRésumé
O artigo parte das reflexões de P. Boyer e de J. Pouillon para retomar o problema da tradição, indo além da experiência dos etnólogos para introduzir uma perspectiva histórica: da historicidade da tradição, Ã problemática do fazer a história da tradição. A noção de tradição é abordada por meio de um fio condutor que permite compreender o quanto a percepção moderna da história como mudança/ruptura cria a própria tradição, e o quanto as definições mais correntes ensejam equívocos, como o da conservação no tempo, o da mensagem cultural e o de um certo modo de transmissão.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-08-07
Comment citer
Gèrard, L. (2013). A tradição não é mais o que era. Histoire, Histoires, 1(1). https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10713
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.