Cinema e ensino de História entre debates e práticas

Autores/as

  • Vitória Azevedo Fonseca Secretaria de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10988

Palabras clave:

filmes, ensino de História, educação, cinema-História

Resumen

Tendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Fonseca, V. A. (2017). Cinema e ensino de História entre debates e práticas. história, histórias, 5(9), 170–189. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10988