Pela América Latina, em nome da Virgem Maria:

o teatro de revista na peça Dura lex sed lex, no cabelo só Gumex, de Vianninha (1967)

Authors

  • Letícia Gomes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.39216

Keywords:

História do teatro, Teatro contemporâneo, Teatro brasileiro

Abstract

In this article, through the analysis of the play Dura lex sed lex, no cabelo só Gumex, the objective is to reflect on the place of laughter in Vianninha’s dramaturgical production. Thus, we observe, through the use of theater magazine mechanisms present in the play, one of the author's aesthetic arguments as a way to combine social criticism and a language that could be considered as ''popular''.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABREU, Bricio. Teatro. O Jornal. Crítica. Rio de Janeiro, 1967, Edição 14191(1). Disponível no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

COSTA, Iná C. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JORNAL DO BRASIL. O presidente da OAB nega entrevista. Nota. Rio de Janeiro, 27 de julho de 1967, Edição 00095(1). Disponível no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

MEDEIROS, Christine J. L. de. Yan Michalski e a consolidação da crítica moderna carioca no início dos anos 60: a trajetória da crítica no teatro brasileiro. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

MICHALSKI, Yan. O seminário de dramaturga carioca (II). Teatro. Crítica. O Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 1967, Edição 00227(1). Disponível no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

MORAES, Dênis de. Vianinha, cúmplice da paixão: uma biografia de Oduvaldo Vianna Filho. Rio de Janeiro: Record, 2000.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PONTE PRETA, Stanislaw. Arte e Manhas. O Cruzeiro: Revista. Nota. Rio de Janeiro, 1967, Edição 0066(1). Disponível no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

VENEZIANO, Neyde. A arte do ator no teatro de revista… Caderno de Registros Macu (Pesquisa). Campinas, v. 12, n. 7, p. 72-81, 2015 | https://www.macunaima.com.br/cadernos/caderno_07/caderno_07_dossie12.pdf

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: teatro revista brasileiro... Oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Dura lex sed lex, no cabelo só Gumex. Coleção Vianninha Digital. Volume 11, 2007.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Vianinha: teatro, televisão e política. Seleção, organização e notas: Fernando Peixoto. São Paulo, Brasiliense, 1983.

VIEIRA, Thaís L. Allegro ma non troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. Tese (Doutorado em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

VILLARES, Rafael de S. Por uma dramaturgia nacional-popular: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964). Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

WOLFF, Fausto. O que foi o I Seminário (III). Crítica. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro, 05 de janeiro de 1968, Edição 05463(2). Disponível no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Published

2021-08-30

How to Cite

Gomes do Nascimento, L. (2021). Pela América Latina, em nome da Virgem Maria:: o teatro de revista na peça Dura lex sed lex, no cabelo só Gumex, de Vianninha (1967). History, Histories, 9(17). https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.39216

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.