Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:

relações entre História e vida prática

Autores

  • Wilian Junior Bonete UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10989

Palavras-chave:

ensino de História, EJA, consciência histórica, didática da História

Resumo

O presente artigo procura identificar e analisar o pensamento de um grupo de 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola Estadual no Paraná, sobre o conhecimento histórico e suas relações com a vida prática. Para tanto, estabelece diálogos com a concepção de consciência histórica, tal como proposto por Jörn Rüsen, bem como os pressupostos que embasam o campo investigativo da Didática da História. Ao final, será possível perceber que os alunos, ao contrário de conceberem a História como uma simples “disciplina escolar”, procuraram relacionar o conhecimento histórico adquirido na escola com suas vidas, relataram os aspectos mais significativos da História escolar e destacaram o potencial crítico e formativo que a História possui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, UFMT

<p>Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010) e mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é doutorando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, sob a orientação da professora doutora Kátia Abud e co-orientação do professor doutor Renilson Rosa Ribeiro, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino de História e identidade de professores. É bolsista CAPES. É professor assistente do quadro docente do colegiado de Serviço Social e Pedagogia da Faculdade Guairacá, em Guarapuava, PR. Leciona as disciplinas de História da Educação e História da Educação Brasileira. E-mail: wjbonete@gmail.com</p>

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bonete, W. J. (2017). Alunos da EJA falam sobre a História ensinada:: relações entre História e vida prática. História, histórias, 5(9), 190–211. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10989