Prudência e Sabedoria como Modos Elevados da Vida Feliz

Uma Interpretação Contemporânea da Ética Aristotélica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47776

Parole chiave:

Aristóteles. Teoria e Prática. Ética. Virtude. Ação moral.

Abstract

Deve-se a Aristóteles a distinção e a elaboração mais precisas dos conceitos de teoria e prática. Ele fez da filosofia um conhecimento teórico, cunhando a noção de teoria como conhecimento especulativo das realidades dadas no mundo. Entretanto, esta teoria já não é mais contemplação das Ideias, mas sim das realidades essenciais e universais, provenientes de uma abstração intelectual da natureza. O conhecimento teórico se volta à natureza das coisas para observar suas causas e desdobramentos. Ao lado da teoria e em oposição a ela, desenvolve a noção de prática (praxis). De modo geral, pode-se dizer que a praxis domina tudo aquilo que é operável pelo homem, isto é, diz respeito à ação propriamente humana enquanto imanente e voluntária. Embora teoria e prática na maioria das vezes se apresentem como completamente opostas e independentes, é possível constatar que o sistema aristotélico pressupõe certo grau de coerência envolvendo alguns conceitos-chave de sua filosofia. Neste sentido, o objetivo central deste seminário consiste em investigar os modos pelos quais é possível pensar a relação entre saber teórico e saber prático na filosofia de Aristóteles, levando em consideração trechos de duas de suas principais obras de maturidade, quais sejam, Metafísica e Ética a Nicômaco.

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Biografia autore

Aurelio Oliveira Marques, Universidade de Brasília

Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (PPG-FIL/ UnB, 2019). Graduado em Filosofia, com dupla habilitação (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma Universidade (FIL/ UnB, 2016). Iniciei o curso de Ciência Política na Universidade de Brasília (IPOL/ UnB, Bacharelado Interrompido 2016-2018). Atuei como Docente junto ao Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Samambaia/ 2020-2022) e também na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF/ 2018-2022). Durante o Mestrado, fui bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq) desenvolvendo artigos acerca da Filosofia Antiga junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (FIL/ UnB). Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). Em suma, possuo interesse nas mais diversas áreas e períodos da Filosofia, sobretudo nos estudos histórico-críticos da ontologia e da epistemologia no período clássico, mas também nos temas éticos e políticos da filosofia. Atualmente, pesquiso no Doutorado a relação entre 'phronesis' e 'sophia' no pensamento de Aristóteles, a fim de observar em que medida o saberes teóricos se relacionam com o saberes práticos. Interesso-me, ademais, pelos processos e pelos objetivos da formação discente, entendendo que toda teoria educacional tem seu ápice no fazer educador-educando e nas recíprocas relações de ensino-aprendizagem. Neste sentido, revelo um profundo interesse na atividade docente e nos pilares educacionais de construção, descentralização e democratização do saber.

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Pubblicato

2022-04-30

Come citare

OLIVEIRA MARQUES, Aurelio. Prudência e Sabedoria como Modos Elevados da Vida Feliz: Uma Interpretação Contemporânea da Ética Aristotélica. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 199–218, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47776. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47776. Acesso em: 23 nov. 2024.