Apontamentos sobre Tradutibilidade, Pedagogia e Hegemonia nos Cadernos de A. Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.29301Parole chiave:
tradutibilidade, hegemonia, pedagogia, Lenin, GramsciAbstract
Apresento aqui algumas reflexões sobre umas das fontes principais do entrelaçamento entre os conceitos de “hegemonia”, “pedagogia” e “tradutibilidade” nos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci. Em particular, focarei sobre o Lenin que opera depois de 1917 e que destaca o papel da “cultura” e da “pedagogia” em relação à construção da nova economia, política e sociedade russa. Ademais, pretenderei indicar alguns pontos importantes que Gramsci desenvolve a partir de sua reflexão sobre o Lenin dessa fase histórica, em particular a relação entre tradutibilidade, “tradução”, hegemonia política e pedagogia. As páginas que se seguem colocam-se consciente e necessariamente como intervenção muito limitada, a qual deverá ser integrada sequencialmente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARATTA, G. Le rose e i quaderni. Roma: Carocci, 2003.
BOOTHMAN, D., Traducibilità e processi traduttivi. Un caso: A. Gramsci linguista. Perugia: Guerra Edizioni, 2004.
CATONE, A. Bordiga. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dizionario Gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009.
CARLUCCI, A. Gramsci and Languages. Unification, Diversity, Hegemony. Leiden-Boston: Brill, 2014.
CROCE, B. Estetica come scienza dell'espressione e linguistica generale. Bari: Laterza, 1922.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FROSINI, F. La religione dell’uomo moderno. Roma: Carocci, 2010.
______ Gramsci e la filosofia. Roma: Carocci, 2003.
GIASI, F. Gramsci a Vienna. Annotazioni su quattro lettere inedite. In: GIASI, F.;, GUALTIERI, R.;, PONS, S. (Orgs.). Pensare la politica. Scritti per Giuseppe Vacca. Roma: Carocci, 2009.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. V. GERRATANA (Org.). Torino: Einaudi, 1975.
______ Lettere dal carcere. CAPRIOGLIO, S.; FUBINI, E. (Orgs.). Torino: Einaudi, 1965.
IVES, P. Gramsci’'s Politics of Language: Engaging the Bakhtin Circle and the Frankfurt School. Toronto: University of Toronto Press, 2004.
______ Language and Hegemony in Gramsci. London and Ann Arbor (MI): Pluto Press, 2004.
IVES, P.; LACORTE, R. Gramsci, language, and translation. Lanham: Lexington Books, 2010.
LACORTE, R. “Sulla presenza dei concetti di 'traducibilità ,', 'lingua' e 'rivoluzione passiva' di Antonio Gramsci in Petrolio di Pier Paolo Pasolini”. In: MAGGI, A.; WEST, R. (Orgs.). “Scrittori inconvenienti”., Ravenna: Longo Editore, 2009.
______ “Translatability, language and freedom in Gramsci's Prison Notebooks”. In: IVES, P.; LACORTE, R. (Orgs.). In: Gramsci, language, and translation. Lanham: Lexington Books, 2010.
______ “Espressione e traducibilità nei Quaderni del carcere”. In: DURANTE, L.; LIGUORI, G. (Orgs.). Domande dal presente. Studi su Grasmci. Roma: Carocci, 2012.
_______ “‘Sobre alguns aspectos da ‘tradutibilidade’ nos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci e algumas das suas implicações.”.’ In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Editora UFU, 2014, p. 59-98.
_____ Personalidade, linguagem e política nos Cadernos de A. Gramsci. Apontamentos. In: Ontologia trabalho e formação humana, Adauto Lopes da Silva Filho; - Fátima Maria Nobre Lopes; - Francisco José Lima Sales (Orgs.). Fortaleza: Editora CRV, 2018, p. 231-280.
LENIN, V. I. Opere scelte. Roma: Editori Riuniti, 1968.
LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dizionario Gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009.
LO PIPARO, F. Lingua intellettuali egemonia in Gramsci. Roma-Bari: Laterza, 1979.
_____ “Gramsci and Wittgenstein. An intriguing connection”. In: CAPONE, A. (Org.). Perspectives on language use and pragmatics. München: Lincom, 2010, p. 285-320.
MANACORDA, M. A. Il marxismo e l’educazione. Roma: Armando Armando Editore, 1964.
MARX, K. (1845a) The Holy Family. In: Marx/Engels Selected Works, 1, Moscow: Progress Publishers, 1969.
_____ (1845b) Theses on Feuerbach. In: Marx/Engels Selected Works, 1, Moscow: Progress Publishers, 1969, p. 13-15.
MATUOKA, I. “Por que o Escola Sem Partido vai contra o papel da escola”, 24/05/2018. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/por-que-o-escola-sem-partido-vai-contra-o-papel-da-escola/, acessado em [12/11/2019].
OTAÅ EVIĆ, A. “Cambiamenti di regime chiavi in mano”. In: Le Monde Diplomatique/Il Manifesto. Roma: Novembro 2019, p. 1 e 18-19.
PRESTIPINO, G. “Dialettica”. In: Le parole di Gramsci. Roma: Carocci, 2004.
SCHIRRU, G. “La categoria di egemonia e il pensiero linguistico di Antonio Gramsci”. In: Egemonie, Dd’ORSI, A. (Org.). Napoli: Dante & Descartes, 2008.
TOGLIATTI, P. “La formazione del gruppo dirigente del Partito comunista italiano nel 1923-1924” (1962). Roma: Editori Riuniti, 1971.
VACCA, G. Appuntamenti con Gramsci. Introduzione allo studio dei Quaderni del carcere., Roma: Carocci, 1999.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.