Apontamentos sobre Tradutibilidade, Pedagogia e Hegemonia nos Cadernos de A. Gramsci

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DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.29301

Schlagworte:

tradutibilidade, hegemonia, pedagogia, Lenin, Gramsci

Abstract

Apresento aqui algumas reflexões sobre umas das fontes principais do entrelaçamento entre os conceitos de “hegemonia”, “pedagogia” e “tradutibilidade” nos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci. Em particular, focarei sobre o Lenin que opera depois de 1917 e que destaca o papel da “cultura” e da “pedagogia” em relação à construção da nova economia, política e sociedade russa. Ademais, pretenderei indicar alguns pontos importantes que Gramsci desenvolve a partir de sua reflexão sobre o Lenin dessa fase histórica, em particular a relação entre tradutibilidade, “tradução”, hegemonia política e pedagogia. As páginas que se seguem colocam-se consciente e necessariamente como intervenção muito limitada, a qual deverá ser integrada sequencialmente.

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Autor/innen-Biografie

Rocco Lacorte, Universidade de Brasília, UnB

Doutor (Ph.D) pela University of Chicago (EUA) e Pós-doutorando no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista da CAPES.

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Veröffentlicht

2020-01-26

Zitationsvorschlag

LACORTE, Rocco. Apontamentos sobre Tradutibilidade, Pedagogia e Hegemonia nos Cadernos de A. Gramsci. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 141–182, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v7i3.29301. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/29301. Acesso em: 24 nov. 2024.