Os impasses do comunicar e compreender: uma problematização a partir de Kierkegaard e Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v2i1.12381Schlagworte:
Kierkegaard, Nietzsche, Comunicação, CompreensãoAbstract
O presente artigo tem por objetivo discutir pressupostos inquestionáveis do comunicar e do compreender, pressupostos que, tais como um imperativo ético, pretendem prescrever, para ambos os filósofos, modos inequívocos de interação intelectual entre autor e leitor, prescrever modelos inflexíveis para qualquer comunicação que pretenda trazer à linguagem uma verdade.
Downloads
Literaturhinweise
KIERKEGAARD, Sören. Abschließende unwissenschaftliche Nachschrift zu den philosophischen Brosamen. In.”“”“”“ Philosophische Brosamen und Unwissenschaftliche Nachschrift. Hg. Hermann Diem und Walter Rest. Aus dem Dänischen vo n B. und S. Diderichsen. München: DTV, 2005.
MÜLLER, E. „'Auslegungen des Leibes’: Physiologie als fröhliche Wissenschaft“, p. 310, nota 2. In PIAZZESI, Chiara et alli. (a cura di). Letture della Gaia Scienza. Nietzscheana Saggi 14. Pisa: Edizioni ETS, 2010.
NIENTIED, M. Kierkegaard und Wittgenstein: ‘Hineintäuschen in das Wahre’. Berlin / New York: Walter de Gruyter, 2003.
NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. Hg. G. Colli und M. Montinari. Berlin/New York: Walter de Gruyter/DTV, 1999.
SÊNECA. L. A. Ad Lucilium Epistolae Morales. Trad. Richard M. Gummere. “Loeb Classical Library”. London: Harvard University Press, 1989.
STEGMAIER, W. Nietzsches Kritik der Vernunft seines Lebens: zur Deutung von „Der Antichrist“ und „Ecce homo“. In: Nietzsche-Studien 21, 1992.
WOTLING, P. Nietzsche et le problème de la civilisation. Paris: Quadrige / PUF, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.