Projeto de Psicologia Concreta e Psicanálise Existencial
DOI :
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47778Mots-clés :
Filosofia francesa. Psicologia concreta. Psicanálise.Résumé
No texto Crítica dos fundamentos da Psicologia (1928) Georges Politzer (1903-1942) procurou investigar as bases epistemológicas de algumas correntes da psicologia. Sua intenção era reorientar os estudos psicológicos para uma concepção concreta. Mediante análise da Gestaltheorie, Behaviorismo e da Psicanálise, Politzer esboçou um projeto de psicologia concreta com alguns princípios que orientam possíveis perspectivas de estudos sobre os fenômenos psicológicos. Seus princípios consistem em estudar os fatos psicológicos sob o prisma da primeira pessoa e consideram o homem em seu drama. Apesar de ser húngaro, o autor trilhou seu caminho político e intelectual na França do século XX, época em que Jean Paul Sartre (1905 1980) se debruçou sobre os fenômenos psicológicos sob o prisma da fenomenologia propondo uma Psicanálise Existencial ao final de O Ser e O Nada (1943). Nesse sentido, neste escrito verificaremos em que medida a teoria sartriana pode contemplar os princípios de uma psicologia concreta de Politzer.
Téléchargements
Références
BORNHEIM, G. Sartre: metafísica e existencialismo. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREUD, S. Obras completas, volume 4: a interpretação dos sonhos (1900). Tradução Paulo César Souza. 1. ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MOURA, C. Psicanálise Existencial, Existencialismo e História: a dimensão socio-material e autenticidade no processo de construção de si. Curitiba: CRV, 2017.
MOUTINHO, L. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Brasiliense, 1995.
POLITZER, G. Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise. Trad: Marcos Marcionilo e Yvone Maria de Campos Teixeira e Silva. 2°. Edição. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2004.
SARTRE, J-P. A imaginação. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre, RS: LPM, 2019.
_______. A Transcendência do Ego: Esboço de uma descrição Fenomenológica. Tradução de João Batista Kreuch. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a.
_______. Crítica da razão dialética (Tomo I): precedido por questões de método. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira; apresentação da edição brasileira, Gerd Bornheim. Rio de Janeiro: DPA, 2002.
_______. Esboço para uma teoria das emoções. Tradução de Paulo Neves. – Porto Alegre, RS: LPM, 2019.
_______. O Imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Edição revisada e apresentada por Arlette Elkaim-Sartre. Tradução de Monica Stahel. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
_______. O ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 24. ed. – Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2015b.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.