O Nominalismo de Foucault a partir de Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47753Schlagworte:
Foucault. Nietzsche. Nominalismo. Interpretação. Conhecimento.Abstract
Neste artigo buscamos analisar alguns dos pressupostos metodológicos que contribuem para a compreensão do nominalismo de Foucault, assim como algumas das decorrências teóricas desse nominalismo. Com esse objetivo, na primeira parte tratamos da sua “recusa” dos universais, com ênfase na distinção, feita no primeiro volume da História da sexualidade, entre sexo e sexualidade. Em um segundo momento, sublinhamos esta opção de método de Foucault a partir de excertos de Nietzsche que demarcam o caráter arbitrário e contingente do conhecimento.
Downloads
Literaturhinweise
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.
FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud, Marx. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos II. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000b, pp. 40-55.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo, Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber: curso no Collège de France (1970-1971). Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FOUCAULT, M. O que é a crítica?. Conferência “Qu’est-ce que la critique?”. Tradutores independentes. Rio de Janeiro: Lug Editora, 2019.
NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos: ou, Como se filosofa com o martelo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
NIETZSCHE, F. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.
VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Tradução de Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.