Outra Forma de se Pensar a Normalidade

A Potencialidade da Teoria de Goldstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.43921

Palavras-chave:

Normal. Patológico. Anormal. Psiquiatria. DSM.

Resumo

Normal e patológico são concepções que parecem ter um estatuto bem definido no senso comum. Entretanto, é notável como são poucas as reflexões que encontramos sobre esse tema. As ciências da saúde adotam frequentemente uma concepção estatística que pode ser medida em laboratório. Para isso, seria preciso ter claro o que é patológico. Entretanto, a própria medicina se vê em situações em que um ideal de normalidade não pode servir de guia na determinação de uma patologia. A psiquiatria enfrenta esse problema ao estabelecer um manual diagnóstico. Iremos refletir primeiramente como Frances justifica seu uso utilitarista da noção de normal para estabelecer a quarta versão do DSM. Contudo, na história da medicina, há uma concepção de normal e patológico que não foi levada adiante, mas que ainda guarda sua potencialidade. Trata-se de uma reflexão de Goldstein sobre o organismo. E se pensássemos o normal como uma ação de instaurar normas?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Manzi, Faculdade de Inhumas

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Inhumas.

Referências

CANGUILHEM, Georges. Le Normal et le Pathologique. Paris: PUF, 2007.

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Paixão da ignorância – A escuta entre Psicanálise e Educação. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

ESPOSITO, Roberto. Bios: Biopolitics and Philosophy. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

FRANCES, Allen. Voltando ao normal – Como o excesso de diagnósticos e a medicalização da vida estão acabando com a nossa sanidade e o que pode ser feito para retomarmos o controle. Trad. Heitor M. Corrêa. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2016.

FREUD, Sigmund. Manuscrito inédito de 1931. Trad. Elsa Vera Kunze Post Susemihl. São Paulo: Blucher, 2017.

GOLDSTEIN, Kurt. The Organism – a holistic approach to biology derived from pathological data in man. New York: American Book Company, 1939.

HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas: segundo volume, parte I. Trad. Pedro Alves, Carlos Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

MANZI, Ronaldo. Outra Forma de se Pensar a Normalidade: A Potencialidade da Teoria de Goldstein. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 321–338, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.43921. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/43921. Acesso em: 28 abr. 2024.