Crise, Universidade e Humanidades em Perspectiva: Apontamentos sobre Condições e Limites da Formação em Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.29302

Palavras-chave:

racionalidade, universidade, formação filosófica, metodologia filosófica, história

Resumo

O ensaio que se segue trata dos desafios que se colocam aos que estejam às voltas com a crise da Universidade, e compendia três momentos da atividade de produção racional de conhecimento: um retrato de algumas experiências pré-modernas dessa busca, o esgarçamento e crise do modelo de história que organiza a modernidade e algumas diretrizes que estruturam tanto o sistema universitário quanto a formação e o fazer filosóficos, para, no termo desse percurso, apontar alguns dos desafios que se apresentam a quem se ocupe do tempo lento e íntimo da formação em tempos regidos por demandas e bloqueios movidos por uma dinâmica de tempo acelerado e meramente presentista.

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Biografia do Autor

Gilberto Tedeia, Universidade de Brasília, UnB

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

26-01-2020

Como Citar

TEDEIA, Gilberto. Crise, Universidade e Humanidades em Perspectiva: Apontamentos sobre Condições e Limites da Formação em Filosofia. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 125–139, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v7i3.29302. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/29302. Acesso em: 7 nov. 2024.