Kierkegaard, Lutero e o Luteranismo: polêmica e dependência

Autores

  • Jonas Roos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12595

Palavras-chave:

Kierkegaard, Lutero, Luteranismo, Dialética lei e evangelho

Resumo

Kierkegaard tem uma relação complexa com Lutero e com o luteranismo. Se cresce em um ambiente marcadamente luterano e por este é fortemente influenciado, ao mesmo tempo é polêmico tanto com relação ao reformador quanto com relação a seu legado. Tomando as comemorações dos quinhentos anos da Reforma Protestante como mote, este texto quer investigaros meandros desta relação. Para isso, analisa inicialmente algumas polêmicas e principais críticas de Kierkegaard a Lutero e à igreja luterana da Dinamarca, particularmente a partir de algumas anotações de Kierkegaard em seus Diários. Num segundo momento, analisa a dependência de Kierkegaard com relação à dialética de lei e evangelho como pensada pelo reformador. Esta análise percorrerá uma série de obras específicas de Kierkegaard e, então, fará um breve exame do modo como Kierkegaard pensou o plano total de sua obra como igualmente dependente daquela dialética. Por fim, na conclusão, será argumentado que Kierkegaard herda de Lutero e do luteranismo a dialética de lei e evangelho e critica Lutero e o luteranismo em nome desta mesma dialética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Roos, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduado em Filosofia e doutor em Teologia, com estágio pós-doutoral em Filosofia. Professor no Departamento e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

ROOS, Jonas. Kierkegaard, Lutero e o Luteranismo: polêmica e dependência. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 147–170, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v5i2.12595. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12595. Acesso em: 23 abr. 2024.