Movimentos políticos negros no Atlântico

análise de uma oficina pedagógica sob uma perspectiva antirracista e decolonial

Autores

  • Clara Marques Souza PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31781

Palavras-chave:

Ensino de história. Antirracismo. Oficinas pedagógicas., History teaching. Anti-racism. Educational Workshop.

Resumo

A escola e o ensino de história vêm sendo profundamente transformados por novas propostas epistemológicas, que buscam combater narrativas excludentes. A partir de um aporte teórico decolonial, pretendemos analisar a experiência da aplicação de uma oficina pedagógica de história no ensino básico, em duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II, sobre três movimentos políticos majoritariamente negros no Atlântico: a Conjuração Baiana (1798), a Revolução Haitiana (1791-1804) e a Conspiração de Aponte (1812). Para isso, mobilizaremos reflexões a partir de materiais produzidos pelos estudantes. Pretendemos, desse modo, lançar pistas sobre a construção de saberes acerca desses movimentos, a percepção dos estudantes sobre a narrativa histórica e a potencialidade de uma educação antirracista e decolonial no ensino de história.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

MARQUES SOUZA, Clara. Movimentos políticos negros no Atlântico: análise de uma oficina pedagógica sob uma perspectiva antirracista e decolonial. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.31781. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31781. Acesso em: 4 nov. 2024.