Novas abordagens do ensino de História

as linguagens artísticas na sala de aula

Auteurs-es

  • Cláudia Regina dos Santos Universidade Estadual de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19841

Mots-clés :

História. Arte. Teatro de revista.

Résumé

A abordagem de novos objetos no campo da História já se consagrou por meio da divulgação de vários trabalhos acadêmicos, que vêm demonstrando o quão interessante é manusear linguagens peculiares, diversas do documento “oficial” de arquivo. É o que procuramos, aqui, demonstrar com o estudo do teatro de revista de fins do século XIX e início do XX que, enquanto fonte de pesquisa e de ensino, traz à tona importantes dilemas políticos e sociais da Primeira República brasileira. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cláudia Regina dos Santos, Universidade Estadual de São Paulo

Doutoranda da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). 

Références

BASTOS, Sousa. Dicionário do teatro português. Lisboa: Lisbânio da Silva, 1908, p. 102-103.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990, p. 59.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia. Porto Alegre: UFGS, 2002, p. 53-56.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 6. ed. São Paulo: Global, 2004, p. 53-165.

OLIVEIRA, Sírley Cristina. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964). 2011. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011, f. 41.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o rebolado!: vida e morte do teatro de revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 29-643.

PARIS, Robert. A imagem de um operário no século XIX pelo espelho de um vaudeville. Revista Brasileira de História. São Paulo: Anpuh-Marco Zero, p. 61-69, set.1987-fev.1988.

PATRIOTA, Rosângela. O teatro e o historiador: Interlocuções entre linguagem artística e pesquisa histórica. In: RAMOS, Alcides Freire; PEIXOTO, Fernando; PATRIOTA, Rosângela. (Org.). A História invade a cena. São Paulo: Hucitec, 2008, p. 44.

PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro (1570-1908). São Paulo: Edusp, 1999, p. 117.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira: da Belle Evoque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 2002, p. 24.

TINHORÃO, José Ramos. História social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998, p. 242.

THOMPSON, Edward Palmer. Os Românticos: A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 61.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista. O TEATRO através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, vol. 2, p. 154-155, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2013-03-01

Comment citer

SANTOS, Cláudia Regina dos. Novas abordagens do ensino de História: as linguagens artísticas na sala de aula. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 21, p. 109–123, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i21.19841. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19841. Acesso em: 11 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.