Apontamentos de um procedimento hermenêutico-fenomenológico
o conceito de afro-futurismo na obra de Chico Science e Nação Zumbi
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19913Palabras clave:
Afrociberdelia, Afro-futurismo, Dialéctica, Originário, FenomenologiaResumen
El presente texto busca desenvolver un pequeño conjunto de presupuestos teórico-filosóficos con la finalidad de fundamentar algunas aproximaciones iniciales en torno a la obra de Chico Science e Nação Zumbi. Se trata básicamente a partir de la fenomenología discutir la relación entre estética y política, siendo un texto más filosófico que empírico.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 2009.
BENJAMIN, Walter. O Surrealismo. o último instantâneo da inteligência européia. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas. Vol.1. São Paulo: Editora Brasiliense. 1985.
____Cidade de Sonho e Morada de Sonho, Sonhos de Futuro, Niilismo Antropológico, Jung. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2007.
____O Flâneur. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2007.
BHABHA, Homi. K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG. 2003.
DUROZOI, Gérard., LECHERBONNIER, Bernard. O Surrealismo. teorias, temas, técnicas.Coimbra: Livraria Almedina. 1972.
FABRIS, Annateresa. Futurismo: uma poética da modernidade. São Paulo: Editora Perspectiva. 1987.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. 15ª Ed. São Paulo: Global Editora. 2003.
HUSSERL, Edmund. Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica. São Paulo: Idéias & Letras. 2006.
____Lições para uma Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo. ALVES, Pedro M. S. (trad.). Imprensa Nacional- Casa da Moeda [s/d]
MARINETTI. F. T. Fundação e Manifesto do Futurismo. In: O Futurismo Italiano: Manifestos. BERNARDINI, Aurora Fornoni (org.). São Paulo: Editora Perspectiva. 1980.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. Rio de Janeiro: Editora 34. 1995.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I. São Paulo: Papirus Editora. 1994.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UnB. 2001.
TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. São Paulo: Editora 34. 2000.
THOMÉ, Scheila Cristiane. Subjetividade Tempo na Fenomenologia Husserliana. (dissertação de mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Filosofia. 2008.
VARGAS, Herom. Hibridismos Musicais de Chico Science e Nação Zumbi. São Paulo: Ateliê Editorial. 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).