Nymphê Calipso e seu duplo propósito na Odisseia de Homero
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v5i5.18540Palavras-chave:
Ninfa, Calipso, Imortalidade, Sedução, OdisséiaResumo
: Este artigo se propõe a analisar como a ninfa Calipso busca realizar seu duplo propósito: efetivar o ritual de nymphagôgia e ocultar os viajantes que passam por sua ilha. Compreende-se que, sendo uma deusa-nymphê, Calipso não se distancia do estatuto social das mulheres e busca, através de artifícios de sedução, alcançar seus objetivos. Todavia, as questões aparecem quando seu estatuto ontológico não dialoga com a existência dos ideais do herói épico.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas Primárias:
HOMERO. (2014). Odisseia. Apresentação de Martin Richard, Tradução e introdução de Christian Werner. São Paulo: Cosac Naify.
HOMERO. (2011). Odisseia. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço e introdução e notas de Bernard Knox. São Paulo: Companhia das letras.
Secundárias:
ASSUNÇÃO, T.R. (2011). Infidelidades veladas: Ulisses entre Circe e Calipso na Odisseia in Nuntius antiquus. Belo Horizonte,v.VII, n.2. pp. 153-176.
BOUVIER. P. (2002). Le Pouvoir de Calypso: a propos d’une poétique Odysséenne., In: A. Hurst et F. Létoublon (éd.), La mythologie et l’Odyssée. Hommage à Gabriel Germain, Genève, pp. 69-85.
BOUFFARTIGUE J.(2006). Calypso, entre nom et personnage. In: Φιλολογία. Mélanges offerts à Michel Casevitz. Lyon : Maison de l'Orient et de la Méditerranée Jean Pouilloux. pp. 57-65.
BUTLER, S. (1897). The authoress of the Odyssey. USA: Library of Alexandria.
BUFFIERE, F. (1956). Les mythes d’Homère et la pensée Grecque.
CALAME, C. (2013). Eros na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva.
DALMON, S. (2011). Entre l’humain et le divin : le statut intermédiaire des Nymphes dans la poésie épique grecque archaïque. Paris: Université Paris-Diderot, pp. 38-49.
DALMON, S. (2015). Les Nymphes entre maternité et courotrophie dans les Hymnes homériques. Cahiers « Mondes anciens » 6. pp. 2-15.
GANTZ, T. (2004). Mythes de la Grèce Archaïque. Paris: Berlin.
LISSARRAGUE, F. (1990). Femmes au figure. In: DUBBY, G.; PERROT, M. (orgs) Histoire des femmes en Occident: I. L’Antiquité. Roma: Tempus, Perrin, p. 203-305.
LOUDEN, B. (1999). The “Odyssey”. Structure, narration, and meaning. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
LORAUX, N. (1990). Qu’est-ce qu’une Déesse? In DUBBY, G.; PERROT, M. (orgs) Histoire des femmes en Occident: I. L’Antiquité. Roma: Tempus, Perrin, p. 39-79.
MAGNIEN, V. (1936). Le mariage chez les Grecs anciens: l’initiation nuptiale, Antiquité Classique, Bruzelles.
PACHE, C. O. (2013). A Moment’s Ornament: The Poetics of Nympholepsy in Ancient Greece. Oxford Scholar ship.
RIBEIRO JUNIOR, W. A. (2010). (org). Hinos Homéricos. São Paulo: Editora UNESP.
SAÃD, S. (2010). Homère et l’Odyssée. Paris: Berlin.
SEGAL, C. (2001). Singers, Heroes, and Gods in The Odyssey. New York: Cornell University.
VERNANT, J.P. (1989). L’ individu, la mort, l’amour. Paris: Folio historie.
WERNER, C. (2001). A Ambiguidade do Kléos na Odisséia. Letras Clássicas, n.5. p. 99-108.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.