LO QUE LA PANDEMIA ILUMINÓ
ETHOS POLÍTICO, NEOLIBERALISMO Y MANIQUEÍSMO DE GÉNERO
DOI :
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37647Mots-clés :
Pandemia, ethos político, gêneroRésumé
Este artigo visa discutir, tendo por base uma perspectiva sócio-política-filosófica, a realidade argentina sobre a gestão da questão pandémica de género. A pandemia iluminou, como se fosseuma lupa sociológica, a ruptura do tecido social deixado pela necropolítica neoliberal e também o lugar da mulher na gestão da crise. Nestaluta política pela redistribuição da riqueza, pelo menos dois ethos políticos em torno do género estãofortementeenvolvidos. Aqui iremos discutir as suas formas e tensões.
Téléchargements
Références
CEPAS, Filipe (2021) Cosmopolítica antropogáfica ameríndia e canibalismo occidental. In. DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021.p. 84-91.
HARAWAY, Donna, Las promesas de los monstruos; Una política regeneradora para otros inapropiados/bles. In Política y Sociedad, Madrid, 1999
HARDING, Sandra, Ciencia Y feminismo, Morata, Madrid, 1996.
MINISTERIO DE ECONOMÍA DE LA REPÚBLICA ARGENTINA, Las brechas de género. Estado de situación y desafíos, 2020.
PACÍFICO, Florencia, Más allá del programa In Etnografía de experiencias cotidianas de las titulares del Ellas Hacen.Papeles de Trabajo Nº 37. ISSN 1852-4508 Centro de Estudios Interdisciplinarios en Etnolingüística y Antropología Socio-Cultural, 2019.
PERÉZ OROZCO, Amaia, Subversión feminista de la economía, Traficantes de Sueños, Madrid, 214.
RODRÍGUEZ, Carlos, Ellas ya no pueden hacer, Página 12, Bs As, 2 de Abril de 2018
STENGER, I. Otra Ciencia es Posible, Ned Ediciones, Barcelona, 2019
VALENCIA, Sayak, Capitalismo Gore, México, Planeta, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Das Questões 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.