O auxiliar de futuro na sintaxe temporal: por uma projeção que lexicalize verbos no presente

Autores

  • Paulo Ângelo de Araújo Adriano

Palavras-chave:

sintaxe temporal, auxiliar, tempo futuro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir e questionar o papel do auxiliar de futuro do presente, em perífrases, na sintaxe temporal do português brasileiro. A proposta que se analisa é a de Giorgi e Pianesi (1997) na medida em que propõem a extensão do IP em AGR’s (AGR1 e AGR2) e TP’s (TP1 e TP2). Os autores, fundamentados pelas considerações sobre auxiliar em Chomsky (1995), afirmam que verbos no Tempo presente são interpretados somente em LF, pois tal Tempo tem forma não marcada, e, por isso, T1 não deve ser é lexicalizado. Nesse Tempo, somente AGR1 e VP são projetados. Porém, pôde-se verificar que o auxiliar de futuro precisa ser lexicalizado, uma vez que ele é a estrutura pivô da noção temporal que somado ao infinitivo denota futuro. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é problematizar e trazer considerações para ampliar análises acerca da sintaxe temporal em PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRAIS, T. C. Tempo e aspecto, tempo e modalidade: de volta ao futuro. São Paulo. Alfa, V. 35, p. 11-17, 1991.

ARAÚJO ADRIANO, P. Â. Análise da expressão do futuro em textos argumentativos do ProFIS. In: Língua, Literatura e Ensino, vol. XI, p. 21-34, 2014.

___________. O passado e o presente do futuro: uma análise diacrônica e sincrônica. Monografia (Licenciatura em Letras ”“ língua portuguesa) Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. Campinas, São Paulo, 2016.

___________. O passado do futuro: uma análise diacrônica do ir + infinitivo no português europeu. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 132-150, ago./dez. 2017.

___________. A expressão de futuridade no português brasileiro: um estudo sintático-diacrônico. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. Campinas, São Paulo (em andamento).

BALDÉ, M. Semântica do Tempo Presente em Pulaar, Francês e Português: estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em Linguística). Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, Portugal, 2013.

CAMARA JR., J. Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.

CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1995.

___________. Derivation by phase. In: Michael Kenstowicz. ed. Ken Hale: A life in language. pp. 1-52. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2001.

CINQUE, G. Adverbs and functional heads: a cross-linguistic perspective. New York: Oxford University Press, 1999.

GONÇALVES, A. O analitismo verbal e a expressão do futuro no português brasileiro: um estudo diacrônico. 2013. 221 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguístico) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2013.

GIORGI, A. & PIANESI, F. Tense and Aspect: From Semantics to Morphosyntax. New York: Oxford University Press, 1997.

LUNGUINHO, M. V. S. Dependências morfossintáticas: a relação Verbo Auxiliar ”“ Forma Nominal. In: Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 457-489, jun./dez. 2006.

___________. Verbos auxiliares e a sintaxe dos domínios não-finitos. 225f. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011.

MIOTO, C. Considerações sobre o presente do indicativo, 1985.

RECH, N. F. Auxiliaridade verbal: uma análise dos núcleos funcionais "ir" e "ter" no Português brasileiro. In: Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 46, junho de 2013. p. 65-89.

REICHENBACH, H. Elements of Symbolic Logic. 1947. Reprinted in 1966 by Free Press.

SILVÉRIO, S. M. O sistema temporal do português brasileiro. 233 f. Tese (Doutorado no Curso de Pós-Graduação em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

SOUSA, M. M. F. O aspecto verbal nas formas perifrásticas do português oral culto de Fortaleza. 133 f. Dissertação (Mestrado em em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 1998.

WURMBRAND, S. Infinitive are tenseless. U Penn Working Papers in Linguistic 13: 407-420, 2007.

Downloads

Publicado

19.08.2019