Páginas de um mesmo livro

o poema em prosa e a arte de Baudelaire

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41999

Parole chiave:

Baudelaire, Poema em prosa, Aloysius Bertrand, Tradução

Abstract

 O intento deste artigo é seguir o rastro do poema em prosa. Para isso, realizamos um breve apanhado a partir do século XVII, evocando as primeiras tentativas de Fénélon a Aloysius Bertrand, e, logo após, discorremos sobre o fundador do gênero, Charles Baudelaire – o protagonista dessa história. Debruçamo-nos sobre Petites poèmes en prose, última obra do escritor francês lançada em 1867, marco fundador para a modernidade literária e para a história da intersecção entre poesia e prosa. Analisamos igualmente a importância da tradução para as influências estéticas em Baudelaire, seu contexto e seu legado para outros artistas que o sucederam e tiveram sua obra como referência para experimentações literárias ainda mais ousadas.

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Biografie autore

Olivia Scarpari Bressan, UFPR

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Letras, Escrita Criativa

pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Estudos Literários pela

Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde pesquisa relações entre literatura e imprensa.

Gustavo Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Estudos Literários - Literatura Comparada pela mesma instituição.

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Pubblicato

2021-08-31

Come citare

Scarpari Bressan, O., & Silveira Ribeiro, G. . (2021). Páginas de um mesmo livro: o poema em prosa e a arte de Baudelaire. Revista Cerrados, 31(59), 112–123. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41999

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes