OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA

Autori

  • Rogério Max Canedo UFG

Parole chiave:

Literatura. Impasses Contemporâneos. Estratégias formais.

Abstract

Faz-se um exame crítico do conto “Maria Caboré”, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito, e do romance O vendedor de passados (2005), do angolano José Eduardo Agualusa. Pretende-se compreender a produção da narrativa ficcional contemporânea sob o prisma dos impasses no mundo da mercantilização e do capitalismo fetichista. Tendo como pontos de apoio Aristóteles (1992), Adorno (2003), György Lukács (1953; 1966; 2010; 2011), Auerbach (2013) e Antonio Candido (1965), busca-se avaliar qual é o papel da obra de arte e de seu artífice nas trincheiras da contemporaneidade e como o campo estético pode estar garantido em um mundo da uniformização do pensamento humano.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, T. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 6ª. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2013, p. 481; 484.

AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005, p. 16; 17; 139.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Imprensa Nacional ”“ Casa da Moeda, 1992.

BRITO, Ronaldo Correia de. Livro dos homens. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 148; 149; 150-152.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965, p. 35.

FREDERICO, Celso. A arte no mundo dos homens. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 67; 68.

LUKACS, György. Marxismo e la critica literaria. Torino: G Einaudi, 1953.

_______. Estética I: la peculiaridad de lo estetico. Barcelona: Grijalbo, 1966, p. 403; 448.

_______. Trata-se do Realismo. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, p. 195-231.

_______. Marxismo e teoria literária. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 269; 270; 284.

_______. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

REIS, Carlos Pires; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário da teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988, p. 14.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-09-07

Come citare

Canedo, R. M. (2020). OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA. Revista Cerrados, 29(52), 145–157. Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29332

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.