A crítica social do teatro da juventude de Dias Gomes em Eu acuso o céu (1943)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19635

Parole chiave:

Teatro brasileiro. Eu acuso o céu. Dias Gomes. teatro e sociedade

Abstract

A atividade teatral de Dias Gomes vai dos anos 1940 aos anos 1980. No entanto, ele costuma ser estudado a partir do sucesso de O pagador de promessas (1960). Isso faz com que sua contribuição para o início da modernização do teatro brasileiro nos anos 1940 permaneça pouco estudada. Nessa época Dias Gomes, apesar de escrever para um dos atores mais famosos da época, Procópio Ferreira, trazia temas sociais em chave crítica como a questão do negro na sociedade, o nazismo, a situação terrível dos retirantes do sertão. Neste artigo pretendemos traçar um panorama dessa produção de Dias Gomes, sem nos esquivar de suas contradições, em especial pela análise de Eu acuso o céu.     

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Biografie autore

Alexandre Flory, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado do DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias da UEM - Universidade Estadual de Maringá.

Marcio da Silva Oliveira, Faculdade Santa Maria da Glória

Professor Doutor da Faculdade Santa Maria da Glória.

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Pubblicato

2018-11-26

Come citare

Flory, A., & Oliveira, M. da S. (2018). A crítica social do teatro da juventude de Dias Gomes em Eu acuso o céu (1943). Revista Cerrados, 27(46), 122–138. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19635

Fascicolo

Sezione

Literatura, Artes e Inclusão Social