A MÚSICA NO ROMANCE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM (1943), DE CLARICE LISPECTOR
Mots-clés :
Literatura e música; Clarice Lispector; Romance modernoRésumé
O pintor Wassily Kandinsky escreveu em Do espiritual na arte (1910) que o artista criador busca na aproximação com a música, a mais imaterial de todas as artes, um modo de exprimir com seus próprios meios sem que a imitação seja um fim em si mesmo. Trata-se de um aspecto observável na protagonista Joana de Perto do coração selvagem (1943), de Clarice Lispector, por isso, no presente trabalho, procuramos analisar a presença da música, aludida muitas vezes na narrativa, e relacioná-la à estrutura desse romance.
Téléchargements
Références
CANDIDO, Antonio. “No raiar de Clarice Lispector”. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
FERREIRA, Teresa Cristina Montero. Eu sou uma pergunta: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. Trad. Álvaro Cabral e Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LINS, Álvaro. “A experiência incompleta: Clarice Lispector”. In: Os mortos de sobrecasaca: obras, autores e problemas da literatura brasileira. (Ensaios e estudos ”“ 1940-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
LISPECTOR, Clarice. Outros escritos/Clarice Lispector. [Organizaçõo de Teresa Montero e Lícia Manzo]. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
____. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. (1ª ed. A Noite, 1943).
MERLEAU-PONTY, Maurice. O espírito e o olho: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
NUNES, Benedito. “Nota filológica”. In: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. (Edição crítica). 2 ed. São Paulo: Edusp, 1996.
____. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.
PONTIERI, Regina. Clarice Lispector: uma poética do olhar. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: Texto/contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996.
WISNIK, José Miguel Soares. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )