OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA

Auteurs-es

  • Rogério Max Canedo UFG

Mots-clés :

Literatura. Impasses Contemporâneos. Estratégias formais.

Résumé

Faz-se um exame crítico do conto “Maria Caboré”, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito, e do romance O vendedor de passados (2005), do angolano José Eduardo Agualusa. Pretende-se compreender a produção da narrativa ficcional contemporânea sob o prisma dos impasses no mundo da mercantilização e do capitalismo fetichista. Tendo como pontos de apoio Aristóteles (1992), Adorno (2003), György Lukács (1953; 1966; 2010; 2011), Auerbach (2013) e Antonio Candido (1965), busca-se avaliar qual é o papel da obra de arte e de seu artífice nas trincheiras da contemporaneidade e como o campo estético pode estar garantido em um mundo da uniformização do pensamento humano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADORNO, T. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 6ª. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2013, p. 481; 484.

AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005, p. 16; 17; 139.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Imprensa Nacional ”“ Casa da Moeda, 1992.

BRITO, Ronaldo Correia de. Livro dos homens. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 148; 149; 150-152.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965, p. 35.

FREDERICO, Celso. A arte no mundo dos homens. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 67; 68.

LUKACS, György. Marxismo e la critica literaria. Torino: G Einaudi, 1953.

_______. Estética I: la peculiaridad de lo estetico. Barcelona: Grijalbo, 1966, p. 403; 448.

_______. Trata-se do Realismo. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, p. 195-231.

_______. Marxismo e teoria literária. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 269; 270; 284.

_______. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

REIS, Carlos Pires; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário da teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988, p. 14.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-07

Comment citer

Canedo, R. M. (2020). OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA. Revista Cerrados, 29(52), 145–157. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29332

Numéro

Rubrique

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.