Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças / Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida: the script of the pain in a teaching exercise
Résumé
Comeram dom pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças Este estudo busca caracterizar o trágico moderno, na peça Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida, objetivando demonstrar que, na modernidade, o trágico se estabelece a partir do cotidiano dos seres humanos e é determinado pelo conflito que estes são levados a travar, num mundo regido pelo capital. A análise assinala a fome como a consumação do trágico e demonstra que a construção fragmentada confere ao texto uma mobilidade, tratando as condições sociais como acontecimentos em processo, em que o ser humano é o principal objetivo. Palavras-chave: trágico; moderno; contradição; fome. Comeram dom pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças The present study aims to characterize the modern tragic in the play Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida, having the objective to point out that, in modernity, the tragic establishes itself from human beings’ everyday lives and it is determined by the conflict the latter are drawn to face in a world ruled by the capital. The analysis marks out hunger as the consummation of the tragic and shows that the fragmented construction renders mobility to the text, by treating social conditions as events in process, in which the human being is the main objective. Keywords: tragic; modern; contradiction; hunger.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2010-10-26
Comment citer
Cabral, O., & Magalhães, B. (2010). Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, de Luiz Sávio de Almeida: o roteiro da dor num exercício de ensinanças / Comeram Dom Pero Fernão de Sardinha, by Luiz Sávio de Almeida: the script of the pain in a teaching exercise. Revista Cerrados, 19(29). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14034
Numéro
Rubrique
Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )