Entre negros e iaiás

lundu, poder e sedução

Auteurs-es

  • Tereza Virginia de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

Lundu; Escravidão; Domingos Caldas Barbosa

Résumé

Originário da dança do lundu, o lundu-canção foi levado para Portugal em fins do século XVIII por Domingos Caldas Barbosa. O que mais chama a atenção no gênero é o sujeito lírico que se encena na letra: um negro ou uma negra que se dirige à sua sinhá ou a seu sinhô. Este traço diferencial em relação ao discurso amoroso das modinhas permite abordar o lundu como forma de elaboração por parte do imaginário popular, das complexidades envolvidas na escravidão.

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Biographie de l'auteur-e

Tereza Virginia de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina.

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Comment citer

Almeida, T. V. de. (2014). Entre negros e iaiás: lundu, poder e sedução. Revista Cerrados, 14(20), 159–168. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/1203

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