v. 28 n. 51 (2019): Artistas e criadores, entre muros e exílios: trinta anos de solidão [1989-2019]

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Evento político maior, a queda do muro de Berlim em 1989, seguida da unificação da Europa, dividida entre socialista e capitalista, anunciavam para o mundo, novos ares de liberdade, de mobilidade e de criação. Entretanto, segundo a constatação de Paul Valéry por ocasião da Grande Guerra, em 1919 (La Crise de l’Esprit), “nós outros, civilizações, sabemos agora que somos mortais”. Então, nos vindos tempos da internet, sem nos servir da memória disponível em rede e ignorando o passado, impetramos novas guerras, inventamos os atentados terroristas, reeditamos as mais hediondas intolerâncias e imaginamos novos muros segregacionistas em plena era de globalização. Entre os conflitos e o desmantelamento da Iugoslávia, a guerra no Iraque ou os massacres em Ruanda, os atentados de 11 de setembro de 2001, que culminaram com a destruição das torres gêmeas em Nova Iorque e a morte de milhares de pessoas, firmaram um grande divisor de águas, a partir do qual o homem se experimenta, apesar da esfera pública da web, num voo solitário, temível e excessivamente individualista, isolando-se, apesar dos grupos de encontro e da exposição desmedida das redes sociais. Choque de liberdades.

No campo das artes e da literatura, o capitalismo fomentou suas marcas nos mais diferentes domínios e grifes de champagne e de bolsas de luxo tornaram-se os grandes financiadores de galerias e museus. A cultura, ao se tornar fator essencialmente econômico e alvo de todo tipo de isenções fiscais, fomentou o custeio do cinema e da dança (entre outros) pelas companhias petrolíferas, bancos e empresas de todo tipo. A literatura aproximou-se do marketing em sua política de edição e relação com autores. De forma geral, assistimos a arte se servir e girar em torno de decisores econômicos. Da irreverência da pop art dos anos 50-60, passamos à arte de Jeff Koons, atravessada pela publicidade. Da experimentação dos surrealistas, constatamos o enrijecimento dos modelos e a presença do academicismo. A arte narcísica vai ao encontro da folia das ‘selfies’ e da exposição de si nas redes sociais. Tal cultura narcísica parece incapaz de pensar o contemporâneo. O reino das ‘selfies’ revelaria, assim, a redução do mundo à sua menor expressão? Mas os contrastes são a marca dos artistas da atualidade. De um lado, a vivência em uma era de livre e fácil acesso, momento de empowerment dos sujeitos; de outro, a experiência de destituição, da expropriação, das margens expulsas do centro afetando multidões.  A experiência da marginalidade e da periferia simbolizaria um fato atual de sociedade, na qual é impossível pensar sob um modo unitário? Aqueles que cultivam a nostalgia de uma tal unidade se transformariam então em integristas sectários e em advogados do poder autoritário, de Daesh a Bolsonaro. Em 1989, o escritor Salman Rushdie foi condenado à morte por um regime integrista. Impedido de residir em seu próprio país, decide, como Victor Hugo, nos meados do século XIX, por seu próprio exílio. Estariam as aventuras culturais sensíveis da atualidade condenadas a falar desse desconforto, desse exílio, dessa impotência, como o fotógrafo Sebastião Salgado, o escultor Ai Weiwei, os escritores Michel Houellebecq e Atiq Rahimi, os tantos autores de quadrinhos em torno do fenômeno da imigração ou mesmo o resistente cineasta Jean-Luc Godard?

Este número da revista Cerrados propõe então refletir sobre os elos possíveis entre a literatura e as artes plásticas, fílmicas, dramáticas, visuais em todo gênero e os grandes acontecimentos políticos dos últimos 30 anos, face ao enrijecimento global das mentalidades e das instituições. Questionamos ainda como o advento da era digital e a constatação da globalização da vida, dos hábitos e das experiências humanas têm provocado forte impacto no campo artístico e literário - a obra dentro de uma economia substancialmente visual, assim como seus atores e agentes.

Publicado: 29-12-2019

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Dossiê: Artistas e criadores, entre muros e exílios: trinta anos de solidão [198