O cantarolar e o vislumbre da impossibilidade de acesso ao outro em “A dócil”, de Dostoiévski

Autores/as

  • Kelly Fabíola Viana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.42037

Palabras clave:

Dostoiéviski, A Dócil, exotopia, exterioridade, alteridade

Resumen

Este trabalho se propõe a analisar o processo de subjugação, intentado por meio de um sistema de silenciamento imposto pelo personagem-narrador do texto A Dócil, de Dostoiéviski, contra a jovem órfã que ele tomara por esposa. Partindo dos conceitos bakhtinianos de excedente de visão e exterioridade, destaca-se o momento em que o protagonista percebe o cantarolar da mulher como vestígio de sua subjetividade. O canto existia no mundo concreto e autônomo da heroína, e ele não conseguia alcançar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Fabíola Viana dos Santos

Mestre e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado Oliveira - RJ. Graduação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes - DF. Professora de Arte pela Secretaria de Estado de Educação do DF, atuando em Sala de Recursos do Atendimento Educacional Especializado ao estudante com Altas Habilidades/Superdotação. Autora romancista e de livros científicos na área de literatura e outras artes. Membro dos grupos de estudo Literatura e Cultura, Poéticas contemporâneas Vivoverso e Literatura e Cinema, todos da UNB. Experiência em estudos intermídias (canção, artes visuais e literatura) e em educação de estudantes superdotados, com projetos em desenvolvimento nessas áreas. Idealizadora do projeto Musicalidade Neuroemocional.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. Martins Fontes: São Paulo, 2000.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. Forense Universitária. 2008.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. A Dócil. Tradução de Vandim Nikitin. São Paulo: Editora 34, 2003.

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Santos, K. F. V. dos. (2022). O cantarolar e o vislumbre da impossibilidade de acesso ao outro em “A dócil”, de Dostoiévski. Revista Cerrados, 31(58), 234–261. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.42037

Número

Sección

Dossiê - DOSTOIEVSKI: 200 anos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.