A AMBIGUIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE NO ROMANCE LOS SIETE LOCOS, DE ROBERTO ARLT

Autores

Palavras-chave:

Arlt. Ambiguidade. Literatura latino-americana.

Resumo

Publicado em 1929, o romance Los siete locos, de Roberto Arlt, aborda o sentimento de angústia, solidão, morte e crime, por meio da vida de um inventor ressentido, Erdosain. Ao acompanharmos seu cotidiano, aproximamo-nos do debate acerca da necessidade e dos limites de uma mudança social profunda. Percebendo que a angústia do protagonista tem por alicerce uma confusão intensa de ideias, este artigo teve por objetivo analisar essa ambiguidade como um elemento estruturante do romance, contribuindo para o sentido ali construído, tanto na forma quanto no conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele dos Santos Rosa, Instituto Federal de Brasília

PESSOA FÍSICA     Daniele dos Santos Rosa  

Possui Graduação em Letras (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Literatura (2014), realizados na Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, é professora de Literatura, no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, e no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Brasília/IFB. Atua nos grupos de pesquisa: Literatura e Modernidade Periférica e Linguagem e Práticas Sociais, desenvolvendo pesquisas e orientações (iniciação científica e monografias). É autora da obra Poesia e história em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, publicada em 2015; e organizou diversas obras que tratam da teoria, crítica e ensino da Literatura. Seus estudos, centrados na teoria, crítica e ensino da Literatura, fundamentam-se no reconhecimento da obra literária, autônoma, como resultado dialético da relação entre forma e conteúdo, que, como proposta hermenêutica, transfigura a vida concreta, apreendendo, quando possível, a necessária totalidade da história humana. 

Referências

ARLT, Roberto. Los siete locos ”“ Los lanzallamas: edición crítica. 1. ed. Colección Archivos 44. Nanterre Cedex: 2000.
LARRA, Raul. Roberto Arlt el torturado. 6 ed. Buenos Aires: Editorial Leviatán, 1992.
LUKACS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontologicos fundamentais. Tradução de Carlos. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
_____. Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
_____. O problema da perspectiva. In: Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968a.
______. Estética. Traducción de Manuel Sacristán. Barcelona; México: Ediciones Grijalbo S.A., 1966.

Downloads

Publicado

07-09-2020

Como Citar

Rosa, D. dos S. (2020). A AMBIGUIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE NO ROMANCE LOS SIETE LOCOS, DE ROBERTO ARLT. Revista Cerrados, 29(52), 158–170. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29310

Edição

Seção

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.