Lugares da história, lugares da memória no mapa literário de Ana MirandaÂ
Palabras clave:
Ana Miranda. Brasília. Modernismo. romances históricos. cultura brasileira.Resumen
O artigo analisa a obra de Ana Miranda, focalizando as interseções entre as experiências que suscitam Brasília e os romances históricos produzidos pela autora. Partindo da marca arquitetônica da cidade, a assimilação própria e tardia do modernismo e, avaliando as questões políticas que determinaram a sua fundação, integração e de conhecimento do país, procura-se demonstrar um paralelo entre essas especificidades próprias da cidade e a obra de Ana Miranda, paradigmas da contradição que tem caracterizado a cultura brasileira.
Descargas
Citas
AVELAR. Mário. “Metaficção”. In: CEIA, Carlos (org). E-dicionários de termos literários. Disponível em: <http://www.fcsh.unl.pt/edtl>. Acesso em: 2 jul. 2009.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet e Jeanne Marie Gagnebin. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERNARDO. Gustavo. “Da metaficção como agonia da identidade”. Confraria: arte e literatura. Publicação eletrônica da Editora Confraria do Vento, nº 25, mar.-abr. 2009.
BRANDÃO, Carlos Antonio Leite. Modernidade quae será tamen. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 12, nº 13. 2005, p. 201-215.
CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: FCJA, 1989.
CAMPOS, Haroldo de. “Poética sincrônica”. In: CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. 4ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977. p. 206-212.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade: ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1998.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE). História de Brasília. 2010. Disponível em: <http://conae.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 330:historia-de--brasilia&catid=99:informacoes-sobre-brasilia>. Acesso em: 17 jul. 2012.
GOMES, João Carlos Teixeira. Gregório de Matos, o boca de brasa: um estudo de plágio e criação intertextual. Petrópolis: Vozes, 1985.
GOMES, Renato Cordeiro. “O histórico e o urbano ”“ sob o signo do estorvo ”“ Duas vertentes na narrativa brasileira contemporânea”. Revista Brasileira de Literatura Comparada, nº 3. 1996, p. 121-130.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
IOVINELLI. Alessandro. L’autore e Il personaggio: l’opera metabiografica nella narrativa italiana degli ultimi trent’anni. Milano: Rubbettino editore, 2004.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1997.
LIMA, José Lezama. A expressão americana. Trad. de Irlemar Chiampi. São Paulo: Brasiliense, 1988.
MACHADO, Lino. “Ainda a lira maldizente”. A Tarde, 28 ago. 1993. p.11.
MATOS, Gregório de. Obra Poética. v. 1. Edição James Amado; Preparação e notas de Emanuel Araújo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1990.
MORAVIA, Alberto. Corriere della Sera, 05 set. 1960.
MOSER, Walter. “Le recyclage culturel”. In: MOSER, W. et al. (org.). Recyclages: économies del’appropriation culturelle. Montreal: Les Éditions Balzac, 1996.
MOSER, Walter. “O estudo do não-contemporâneo: historiofagia ou historiografia”. Trad. de Vívian Morello, Alena Ciulla. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias PUCRS. Porto Alegre, v. 1, nº 2, 1995. (Série Traduções).
PERES, Fernando da Rocha. Gregório de Mattos e Guerra, uma re-visão biográfica. Salvador: Macunaíma, 1983.
SANTIAGO, Silviano. “Democratização no Brasil”. In: ANTELO, Raul; CAMARGO, Maria Lúcia de Barros; ALMEIDA, Tereza Virgínia de (org). Declínio da arte, ascensão da cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas; ABRALIC, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )