Modernity and revolution in Monólogo ao Pé do Ouvido, by Chico Science & Nação Zumbi

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56759

Keywords:

Manguebit, Song, Chico Science & Nação Zumbi, Zero time, Dialogism

Abstract

In order to investigate Chico Science & Nação Zumbi’s multi-aesthetic thinking of, we present an analysis of Monólogo ao pé do ouvido, the opening track of Da lama ao caos (1994). In his text, Science draws the principles of mangue thinking, in which Music presents itself as a point of convergence between musicalities, discourses and ideologies. As Bakhtin (2003), Volóchinov (2019) and Candido (1989a, 1989b, 2006) demonstrate, the track by Chico & Nação materializes itself in the world from a specific socio-historical context and, furthermore, through an expressively unique structure. The recovery of revolutionary discourses from Latin America, intoned by “brave” (Chico Science & Nação Zumbi, 1994) and defeated heroes, helps to compose the thematic scope of the track. From this South American framework, we seek in Ludmer (2013), Santiago (2000) and Canclini (2008) a clearer panorama of Latin American thought on modern artistic production at the turn of the century. This contribution reveals in the track an aesthetic discourse of a revolutionary tone that seeks to affect the social, aesthetic and political dimensions through music.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

George Antonio Correia Feitosa, Universidade Regional do Cariri

É mestrando (bolsista Funcap) pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), na linha "Poéticas da palavra, cultura e sociedade" com o projeto de dissertação intitulado "Um satélite na cabeça: imagem e tradição no estuário estético do Manguebit", sob a orientação do professor doutor Edson Soares Martins. É colaborador voluntário do periódico acadêmico Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, sob a editoria-chefe do professor doutor Edson Soares Martins. É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua como pesquisador do gênero Canção Popular, com foco no hibridismo musical e na poética musical. Pesquisa a poética musical no Movimento Manguebit desde 2019. Integra o grupo de pesquisas Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários (Netlli), sob a linha Bakhtinística Responsiva.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

References

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática S.A., 1989a.

CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989b.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

LUDMER, Josefina. Aqui América latina: uma especulação. Tradução: Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Rocco. 2000.

CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Sony-BMG Music Entertainment, 1994.

VOLÓCHINOV, Valentin. Estilística do discurso literário II: A construção do enunciado. In: GRILLO, Sheila; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova (org.). A palavra na vida e a palavra na Poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.

Published

2025-04-30

How to Cite

Feitosa, G. A. C., & Martins, E. S. (2025). Modernity and revolution in Monólogo ao Pé do Ouvido, by Chico Science & Nação Zumbi. Revista Cerrados, 34(67), 135–143. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56759

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.