A AMBIGUIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE NO ROMANCE LOS SIETE LOCOS, DE ROBERTO ARLT

Autores/as

Palabras clave:

Arlt. Ambiguidade. Literatura latino-americana.

Resumen

Publicado em 1929, o romance Los siete locos, de Roberto Arlt, aborda o sentimento de angústia, solidão, morte e crime, por meio da vida de um inventor ressentido, Erdosain. Ao acompanharmos seu cotidiano, aproximamo-nos do debate acerca da necessidade e dos limites de uma mudança social profunda. Percebendo que a angústia do protagonista tem por alicerce uma confusão intensa de ideias, este artigo teve por objetivo analisar essa ambiguidade como um elemento estruturante do romance, contribuindo para o sentido ali construído, tanto na forma quanto no conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele dos Santos Rosa, Instituto Federal de Brasília

PESSOA FÍSICA     Daniele dos Santos Rosa  

Possui Graduação em Letras (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Literatura (2014), realizados na Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, é professora de Literatura, no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, e no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Brasília/IFB. Atua nos grupos de pesquisa: Literatura e Modernidade Periférica e Linguagem e Práticas Sociais, desenvolvendo pesquisas e orientações (iniciação científica e monografias). É autora da obra Poesia e história em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, publicada em 2015; e organizou diversas obras que tratam da teoria, crítica e ensino da Literatura. Seus estudos, centrados na teoria, crítica e ensino da Literatura, fundamentam-se no reconhecimento da obra literária, autônoma, como resultado dialético da relação entre forma e conteúdo, que, como proposta hermenêutica, transfigura a vida concreta, apreendendo, quando possível, a necessária totalidade da história humana. 

Citas

ARLT, Roberto. Los siete locos ”“ Los lanzallamas: edición crítica. 1. ed. Colección Archivos 44. Nanterre Cedex: 2000.
LARRA, Raul. Roberto Arlt el torturado. 6 ed. Buenos Aires: Editorial Leviatán, 1992.
LUKACS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontologicos fundamentais. Tradução de Carlos. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
_____. Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
_____. O problema da perspectiva. In: Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968a.
______. Estética. Traducción de Manuel Sacristán. Barcelona; México: Ediciones Grijalbo S.A., 1966.

Publicado

2020-09-07

Cómo citar

Rosa, D. dos S. (2020). A AMBIGUIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE NO ROMANCE LOS SIETE LOCOS, DE ROBERTO ARLT. Revista Cerrados, 29(52), 158–170. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29310

Número

Sección

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.