Das formas e das convenções:
apontamentos à propósito da dramaturgia e teatro de Lourdes Ramalho
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19659Palabras clave:
Dramaturgia moderna. Teatro regional. História do teatro brasileiroResumen
Trata-se de discussão sobre a dramaturgia/teatro de Lourdes Ramalho, tendo por objetivo apontar tópicos teórico-críticos de seus aspectos formais em vista da tessitura de aspectos temáticos, com especial ênfase sobre sua feição moderna/regional, sem perder do foco a busca pela historicidade de seus meios de produção e de expressão.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (Nordeste ”“ 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.
BRANDÃO, Tania. Artes cênicas: por uma metodologia da pesquisa histórica. In: CARREIRA, André [et. al.]. Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 105-119.
BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Formas de ser um, de ser só: Modos de sentir da dramaturgia brasileira contemporânea. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa em Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgac/wp-content/uploads/2016/02/DISSERTA%C3%87%C3%83O_vers%C3%A3o-final.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
CHIAPPINI, Ligia. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 15, p. 153-159, 1995. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/1989/1128> Acesso em 20 set. 2018.
CHIARADIA, Filomena. Em revista o teatro ligeiro: os “autores-ensaiadores” e o “teatro por sessões” na Companhia do Teatro São José, Sala Preta, São Paulo, ano 2, v. 3, p. 153-163, 2003.
CULLER, Jonathan. O que é Literatura e tem ela importância? In:_____. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999. p. 26-47.
FARIA, João Roberto (dir.). História do teatro brasileiro, volume I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2012.
_______. História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo à s tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013.
GOMES, Itania Maria Mota. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: GOMES, I.M.M; JANOTTI JUNIOR, J (org.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: EDUFBA, 2011. p.29-48.
GUINSBURG, J. (Jacó); PATRIOTA, Rosângela. Teatro brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Perspectiva, 2012.
HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. Antares, Rio de Janeiro, v. 3, p.1-24, jan-jun. 2010. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Gloria/1s2018/3.haesbaert.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
MACIEL, Diógenes A. V. Lourdes Ramalho e a construção de uma obra em ciclos. Scripta UNIANDRADE, v.10, p. 92 -108, 2012.
_______. A dramaturgia de Lourdes Ramalho como expressão da modernidade teatral brasileira. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 26, n.1, p.23-42. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/download/11690/10591> Acesso em 20 set. 2018.
MILLARCHI, Aramis. Paraíba, teatro macho, sim senhô! Estado do Paraná, Tabloide, Curitiba, p. 4, 28 de outubro de 1975. Disponível em <http://www.millarch.org/artigo/paraiba-teatro-macho-sim-senhor>. Acesso em 19 nov. 2016.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Teatro nordestino: cinco textos para montar ou simplesmente ler (A feira, As velhas, Festa do Rosário, O Psicanalista, Fogo-Fátuo). [Campina Grande]: GGS ”“ Grande Gráfica e Serviços Ltda., [ca. 1980].
RAMOS, Luiz Fernando. Prefácio. In: WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 07-16.
REIS, Angela de Castro. A tradição viva em cena: Eva Todos na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963). Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
WERNECK, Maria Helena. Uma dramaturgia devorada: textos do teatro brasileiro entre as décadas de 30 a 50. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, III., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRACE, 2003. p. 143-146. (Memória ABRACE Digital, VII). Disponível em < http://portalabrace.org/Memoria%20ABRACE%20VII%20.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
_______. Drama from Ibsen to Brecht. Londres: Pelican Books, 1983.
BRANDÃO, Tania. Artes cênicas: por uma metodologia da pesquisa histórica. In: CARREIRA, André [et. al.]. Metodologia de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 105-119.
BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Formas de ser um, de ser só: Modos de sentir da dramaturgia brasileira contemporânea. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa em Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/ppgac/wp-content/uploads/2016/02/DISSERTA%C3%87%C3%83O_vers%C3%A3o-final.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
CHIAPPINI, Ligia. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 15, p. 153-159, 1995. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/1989/1128> Acesso em 20 set. 2018.
CHIARADIA, Filomena. Em revista o teatro ligeiro: os “autores-ensaiadores” e o “teatro por sessões” na Companhia do Teatro São José, Sala Preta, São Paulo, ano 2, v. 3, p. 153-163, 2003.
CULLER, Jonathan. O que é Literatura e tem ela importância? In:_____. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999. p. 26-47.
FARIA, João Roberto (dir.). História do teatro brasileiro, volume I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2012.
_______. História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo à s tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013.
GOMES, Itania Maria Mota. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: GOMES, I.M.M; JANOTTI JUNIOR, J (org.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: EDUFBA, 2011. p.29-48.
GUINSBURG, J. (Jacó); PATRIOTA, Rosângela. Teatro brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Perspectiva, 2012.
HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. Antares, Rio de Janeiro, v. 3, p.1-24, jan-jun. 2010. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Gloria/1s2018/3.haesbaert.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
MACIEL, Diógenes A. V. Lourdes Ramalho e a construção de uma obra em ciclos. Scripta UNIANDRADE, v.10, p. 92 -108, 2012.
_______. A dramaturgia de Lourdes Ramalho como expressão da modernidade teatral brasileira. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 26, n.1, p.23-42. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/download/11690/10591> Acesso em 20 set. 2018.
MILLARCHI, Aramis. Paraíba, teatro macho, sim senhô! Estado do Paraná, Tabloide, Curitiba, p. 4, 28 de outubro de 1975. Disponível em <http://www.millarch.org/artigo/paraiba-teatro-macho-sim-senhor>. Acesso em 19 nov. 2016.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Teatro nordestino: cinco textos para montar ou simplesmente ler (A feira, As velhas, Festa do Rosário, O Psicanalista, Fogo-Fátuo). [Campina Grande]: GGS ”“ Grande Gráfica e Serviços Ltda., [ca. 1980].
RAMOS, Luiz Fernando. Prefácio. In: WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 07-16.
REIS, Angela de Castro. A tradição viva em cena: Eva Todos na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963). Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
WERNECK, Maria Helena. Uma dramaturgia devorada: textos do teatro brasileiro entre as décadas de 30 a 50. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, III., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRACE, 2003. p. 143-146. (Memória ABRACE Digital, VII). Disponível em < http://portalabrace.org/Memoria%20ABRACE%20VII%20.pdf> Acesso em 20 set. 2018.
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
_______. Drama from Ibsen to Brecht. Londres: Pelican Books, 1983.
Descargas
Publicado
2018-11-26
Cómo citar
Maciel, D. A. V. (2018). Das formas e das convenções:: apontamentos à propósito da dramaturgia e teatro de Lourdes Ramalho. Revista Cerrados, 27(46), 69–85. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19659
Número
Sección
Literatura, Artes e Inclusão Social
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )