Um barracão, jovens professores e um projeto de universidade-intectualidade nacional: a UnB a partir do olhar do crítico literário Heron de Alencar

Autores

  • Carla Patrícia Santana Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

memória. Heron de Alencar. UnB. manuscritos.

Resumo

Muitos foram os brasileiros, oriundos de distintos lugares, envolvidos na construção da UnB, daí porque esta ocasião de comemoração
dos seus 50 anos ser propícia à emergência das memórias dos que ali estiveram em 1962. Parte dessa memória pode ser conhecida através
do acervo do professor e crítico literário Heron de Alencar que contém seus ensaios sobre a Universidade, documentos, organograma
do curso de letras, cartas e programa de aulas. Destacarei algumas reflexões evidentes em parte deste material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Santana, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta da UNEB, Campus II Alagoinhas, Alagoinhas-BA

Referências

De Heron de Alencar
ALENCAR, Heron de. Bilhete a Jorge Calmon sobre matéria veiculada no jornal A Tarde, a respeito de sua conferência de abertura do ano letivo da Universidade da Bahia, Salvador, 1961. 1f. manuscrito.
ALENCAR, Heron de. “Sobre a criação de uma organização Universitária da América latina”. s.l., 196-e, 1 f., Manuscrito.
ALENCAR, Heron de. “A Universidade de Brasília: projeto nacional da intelectualidade brasileira”. In: RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. p. 213-238.
ALENCAR, Heron de. A Universidade de Brasília; projeto nacional da intelectualidade brasileira. México, ago. 1964d. (2 cópias, uma com 30f e outra com 31f). Datilografado.
ALENCAR, Heron de. Autocrítica do intelectual brasileiro. Europa, 196-b, 3f. Manuscrito.
ALENCAR, Heron de. “Caleidoscópio (1947-1952)”. A Tarde, Salvador, 1947-1952.
ALENCAR, Heron de. Problemática da cultura brasileira ”” esquemas para desdobramento. Europa, 1964c, 3 f. Datilografado, capa manuscrita, e sem emendas.
ALENCAR, Heron de. Ufanismo e indianismo na formação da cultura brasileira: programa de curso. Faculdade de Letras da Universidade da Brasília. Brasília, 1964a. port. 12f. 2 versões: Datilografada ”“ 1964a; manuscrita ”“ 1964b.
ALENCAR, Heron de. Universidade: região e alienação cultural. Salvador: Fundação Gonçalo Muniz, 1961.
Sobre Heron de Alencar
AULA inaugural da Universidade. Jornal da Bahia, Salvador, 1961. Recorte de periódico, com fotografia, sobre aula proferida por Heron de Alencar.
CONFRONTO dos sistemas de ensino França e Brasil. A Tarde, Salvador, 1961. Recorte de jornal, com fotografia, sobre aula proferida por Heron de Alencar na Sessão de abertura do ano letivo da Universidade Federal da Bahia.
COSTA, Flávio. “Universidade: urgência de renovação”. Jornal da Bahia, Salvador, 1961, Coluna Mosaico. 1f. Recorte de jornal, com fotografia, sobre aula proferida por Heron de Alencar na sessão de abertura do ano letivo da Universidade Federal da Bahia.
DE VOLTA a Paris o professor. Jornal do Comércio, Recife, 22 nov. 1956. Recorte de jornal.
FOI ensinar na Sorbonne. Estado da Bahia, Salvador, 6 [7] jan. 1956.
LUCAS, Fábio. Literatura e Sociologia. s.l., s.d., port., 4 f, datilografado.
PROFESSOR Bahiano (do Ceará) faz importante descoberta. (publicado em um periódico católico). Salvador, 1961. Recorte de jornal.
RC, 1961. Recorte de periódico. Assunto: retorno de HA à Bahia.
ROCHA, Glauber. Heron. Diário de Notícias, Salvador, 18 fev. 1961. Caderno 1: Rosa dos Ventos, p. 4. Recorte de jornal.
ROCHA, Glauber. “Veio de Paris para ficar e diz que Brasil está assombrando Europa”. Diário de Notícias, Salvador, 1961. Recorte de jornal.
SANTANA, Carla Patrícia. “Configuração de um intelectual se pensando: considerações e autocrítica
de Heron de Alencar”. In: LIMA, Ari; COSTA, Edil. (org.). Estudos de crítica cultural: diálogos e fronteiras. 1ª ed. Salvador: Quarteto, 2010, v. 1, p. 29-58.
SANTANA, Carla Patrícia. “Divergências em torno da prosa romântica brasileira: Heron de Alencar e outros críticos literários”. Interdisciplinar ”“ Revista de Estudos em Língua e Literatura, Departamento de Letras de Itabaiana ”“ UFS. Ano VII, v. 15, n. 15, jan.-jun. 2012.
Um barracão, jovens professores e um projeto de universidade-intectualidade nacional [ 319
TAVARES, Luiz Henrique Dias. “Uma lição de mestre”. Jornal da Bahia, Salvador, 2 mar. 1961. Coluna: Cidade ”“ Homens e Bichos. Recorte de jornal.
VAI ensinar na Sorbonne. A Tarde, Salvador, 5 jan. 1956.

Entrevistas utilizadas
ALENCAR, Inácio de. Re: Questionário-depoimento sobre Heron de Alencar. Resposta enviada à pesquisadora, ago. 2003.
ALENCAR, Wanda de. Re: Questionário sobre Heron de Alencar. Resposta enviada à pesquisadora, maio 2003.
ALENCAR, Wanda de. Entrevista concedida à pesquisadora. Salvador, 2006.

Downloads

Publicado

29-12-2012

Como Citar

Santana, C. P. (2012). Um barracão, jovens professores e um projeto de universidade-intectualidade nacional: a UnB a partir do olhar do crítico literário Heron de Alencar. Revista Cerrados, 21(34). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25838

Edição

Seção

Dossiê Letras ”“ UnB ”“ 50 anos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.