A leitura como caminho para a alteridade

Autores

  • Noeli Reck Maggi
  • Renata Santos de Morales

Palavras-chave:

Leitura. Alteridade. Texto. Teoria histórico-cultural.

Resumo

 No presente estudo, propomos pensar na leitura como mecanismo de aproximação com o Outro. Sugerimos que esse ato seja visto como travessia para inscrevermo-nos no Outro, na medida em que o leitor transita entre o texto original e sua interpretação e se percebe como residente em cada um desses textos. Valemo-nos também das relações entre sentido e alteridade, que se estabelecem a partir da literatura, a qual se coloca, então, como mediadora da dialética entre o eu e o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

CÂNDIDO, A. Vários escritos. 3ª. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 2005.

CASTORIADIS, C. Sujeito e verdade no mundo social-histórico. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007.

COLLOT, M. O outro no mesmo. Revista ALEA - Estudos Neolatinos. Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras ”“ RJ: UFRJ, vol. 8, jan./jun., 2006, p. 29-28.

FOSNOT, C. T. Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

FREUD, S. (1919). O ‘estranho’. In:____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, V. XVII.

FREUD, S. (1925). A negativa. In:_____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, V. XIX.

LURIA, A. R. Diferenças culturais de pensamento. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos, 11ª ed., São Paulo: Ãcone, 2010.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 4ª ed. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim; Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1971.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Trad. Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

RICOEUR, P. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1990.

ROONEY, C. The other of the confession: women of Zimbabwe. In: Decolonising Gender: literature and a poetics of the real. London: Routledge, 2007.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PERRET-CLERMONT, A.; PONTECORVO, C.; RESNIK, L. B.; ZITTOUN, T.; BURGE, B.. Integração social: aprendizagem e interacção social na adolescência e juventude. Trad. Alexandra Estrela. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo, revisão técnica de José Cipolla Neto, 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

WELLS, G. Indagación dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

Maggi, N. R., & Morales, R. S. de. (2016). A leitura como caminho para a alteridade. Revista Cerrados, 24(40). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25602