Poética sonhográfica e o inquietante nomadismo da língua de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscopio.v5i1.35466Keywords:
Class, Dream, Poetics, Translation, Teaching.Abstract
Este artigo ensaia fragmentos para tecer sonhos didáticos a partir de a-traduzir (intraduzíveis) do Arquivo da educação. Sua escrita poeticamente labora Aulas. Usa aportes da Filosofia da Diferença com o objetivo de provocar o pensar inquietante em Sonhografias. Discute o trabalho da transcriação do professor-poeta em suas possibilidades linguageiras nômades na docência-pesquisa. Conclui que cada sonho de Aula é uma ideia a-traduzir.
Downloads
References
BASTIDE, Roger. Sociologia do Sonho. In: BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem e outros ensaios. Trad. Dorothée de Buchard. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. [275 p.] p. 127-145.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor [1921]. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Suzana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Ed. 34, 2011. [176 p]. p. 101-119.
CAMPOS, Maria Idalina Krause de. Paul Valéry educador. Porto Alegre: Ed. Mikelis, 2018. 236 p.
CARVALHO , Maura Cristina de; LAZZARINI, Eliana Rigotto. A enunciação do analista como (tradução) poética: um percurso pela poesia concreta para roçar lalíngua da técnica lacaniana. Ágora. Rio de Janeiro v. XXII, n. 2, p. 219-227, maio/agosto 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/agora/v22n2/1809-4414-agora-22-02-219.pdf> . Acesso em: 18. nov. 2019.
AUTOR 2, Educação em Revista, Minas Gerais. v. 35, 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Pro-Posições [On line]. n. 3, v. 29, 2018. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4. 2016. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2014. [178 p.] p. 47-64. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2013. 226 p. (referência parcial para garantir anonimato)
DE ABREU, Ovídio. Deleuze e o Eterno Retorno da Diferença. Revista Doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 8, n. 2, p. 27-55, out. 2011. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/22440/19587>. Acesso em: 25. nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo : Editora 34, 1997. 283 p.
FREUD, Sigmund. El poeta y los sueños diurnos. Biblioteca Virtual Universal. [1907-1908], 2010, 8 p. Disponível em: < http://www.biblioteca.org.ar/libros/211753.pdf > . Acesso em 24. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. O inquietante (1919). In: Freud, Sigmund. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010-. 20 v. vol. 14, p. 328-376.
FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. Trad. M. D. Eder. The Project Gutenberg: EBookk#15489. 2005. 237 p. Disponível em: < http://www.gutenberg.org/ebooks/15489 >. Acesso em: 10. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Trad. (coord.) Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. IV, 363 p.
FREUD, Sigmund. Los sueños. Trad. Luis López-Ballesteros Y de Torres. Madri: Aliança Editorial. 1966. 96 p.
NICOLAY, Deniz Alcione. Nietzsche e o procedimento genealógico na educação. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.14, n.3, p.1006-1027, set./dez. 2019. Disponível em: < https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7991>. Acesso em: 23. dez. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009. 80 p.
RUÃZ, Alejandra. Das Unheimliche. Correio APPOA (on line). n. 255, mai. 2016. Disponível em: <http://www.appoa.com.br/correio/edicao/255/das_unheimliche_/320 >. Acesso em: 3. Jan. 2020.
AUTOR 1, Alegrar. n. 23, jan/jul 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
SANTOS, Goiamérico Felício Carneiro dos. O pensar poético e o sentir filosófico. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche/Deleuze: imagem, literatura, e educação ”” Simpósio Internacional de Filosofia, 2005. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. [337 p.] p. 153-170.
STITOU, Rajaa. Provas do intraduzível de uma língua para outra. Ágora. Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 369-376, dez 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-14982016000300369&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> . Acesso em 26. nov. 2019.
TELLES, Sergio. As vicissitudes da memória segundo Derrida: resenha de Jacques Derrida (1930-2004), Mal de Arquivo ”” Uma impressão Freudiana (Rio de Janeiro, Ed. Relume-Dumará, 2001. 130 p.) . Psychiatry On-line Brazil. n. 2, v. 7, n.p., fev. 2002. Disponível em: < http://www.polbr.med.br/ano02/psi0202.php> . Acesso em: 21. set. 2019.
VALÉRY, Paul. Lições de Poética. Trad. Pedro-Sette Câmara. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2018. 88 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Marina dos Reis, Sandra Mara Corazza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).