Poética sonhográfica e o inquietante nomadismo da língua de aula
DOI :
https://doi.org/10.26512/caleidoscopio.v5i1.35466Mots-clés :
Aula, Sonho, Poética, Tradução, Docência.Résumé
Este artigo ensaia fragmentos para tecer sonhos didáticos a partir de a-traduzir (intraduzíveis) do Arquivo da educação. Sua escrita poeticamente labora Aulas. Usa aportes da Filosofia da Diferença com o objetivo de provocar o pensar inquietante em Sonhografias. Discute o trabalho da transcriação do professor-poeta em suas possibilidades linguageiras nômades na docência-pesquisa. Conclui que cada sonho de Aula é uma ideia a-traduzir.
Téléchargements
Références
BASTIDE, Roger. Sociologia do Sonho. In: BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem e outros ensaios. Trad. Dorothée de Buchard. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. [275 p.] p. 127-145.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor [1921]. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Suzana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Ed. 34, 2011. [176 p]. p. 101-119.
CAMPOS, Maria Idalina Krause de. Paul Valéry educador. Porto Alegre: Ed. Mikelis, 2018. 236 p.
CARVALHO , Maura Cristina de; LAZZARINI, Eliana Rigotto. A enunciação do analista como (tradução) poética: um percurso pela poesia concreta para roçar lalíngua da técnica lacaniana. Ágora. Rio de Janeiro v. XXII, n. 2, p. 219-227, maio/agosto 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/agora/v22n2/1809-4414-agora-22-02-219.pdf> . Acesso em: 18. nov. 2019.
AUTOR 2, Educação em Revista, Minas Gerais. v. 35, 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Pro-Posições [On line]. n. 3, v. 29, 2018. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4. 2016. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2014. [178 p.] p. 47-64. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2013. 226 p. (referência parcial para garantir anonimato)
DE ABREU, Ovídio. Deleuze e o Eterno Retorno da Diferença. Revista Doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 8, n. 2, p. 27-55, out. 2011. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/22440/19587>. Acesso em: 25. nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo : Editora 34, 1997. 283 p.
FREUD, Sigmund. El poeta y los sueños diurnos. Biblioteca Virtual Universal. [1907-1908], 2010, 8 p. Disponível em: < http://www.biblioteca.org.ar/libros/211753.pdf > . Acesso em 24. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. O inquietante (1919). In: Freud, Sigmund. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010-. 20 v. vol. 14, p. 328-376.
FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. Trad. M. D. Eder. The Project Gutenberg: EBookk#15489. 2005. 237 p. Disponível em: < http://www.gutenberg.org/ebooks/15489 >. Acesso em: 10. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Trad. (coord.) Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. IV, 363 p.
FREUD, Sigmund. Los sueños. Trad. Luis López-Ballesteros Y de Torres. Madri: Aliança Editorial. 1966. 96 p.
NICOLAY, Deniz Alcione. Nietzsche e o procedimento genealógico na educação. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.14, n.3, p.1006-1027, set./dez. 2019. Disponível em: < https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7991>. Acesso em: 23. dez. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009. 80 p.
RUÃZ, Alejandra. Das Unheimliche. Correio APPOA (on line). n. 255, mai. 2016. Disponível em: <http://www.appoa.com.br/correio/edicao/255/das_unheimliche_/320 >. Acesso em: 3. Jan. 2020.
AUTOR 1, Alegrar. n. 23, jan/jul 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
SANTOS, Goiamérico Felício Carneiro dos. O pensar poético e o sentir filosófico. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche/Deleuze: imagem, literatura, e educação ”” Simpósio Internacional de Filosofia, 2005. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. [337 p.] p. 153-170.
STITOU, Rajaa. Provas do intraduzível de uma língua para outra. Ágora. Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 369-376, dez 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-14982016000300369&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> . Acesso em 26. nov. 2019.
TELLES, Sergio. As vicissitudes da memória segundo Derrida: resenha de Jacques Derrida (1930-2004), Mal de Arquivo ”” Uma impressão Freudiana (Rio de Janeiro, Ed. Relume-Dumará, 2001. 130 p.) . Psychiatry On-line Brazil. n. 2, v. 7, n.p., fev. 2002. Disponível em: < http://www.polbr.med.br/ano02/psi0202.php> . Acesso em: 21. set. 2019.
VALÉRY, Paul. Lições de Poética. Trad. Pedro-Sette Câmara. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2018. 88 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marina dos Reis, Sandra Mara Corazza 2021
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Mention de droit d'auteur
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'ouvrage étant alors disponible simultanément, sous la Licence d’attribution Creative Commons permettant à d'autres de partager l'ouvrage tout en en reconnaissant la paternité et la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs peuvent conclure des ententes contractuelles additionnelles et séparées pour la diffusion non exclusive de la version imprimée de l'ouvrage par la revue (par ex., le dépôt institutionnel ou la publication dans un livre), accompagné d'une mention reconnaissant sa publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont le droit et sont encouragés à publier leur ouvrage en ligne (par ex., dans un dépôt institutionnel ou sur le site Web d'une institution) avant et pendant le processus de soumission, car cela peut mener à des échanges fructueux ainsi qu'à un nombre plus important, plus rapidement, de références à l’ouvrage publié (Voir The Effect of Open Access).