Projeto Choix Goncourt Brésil

breve relato de docentes e discentes acerca desta experiência de mediação de leitura

Autores

  • Gleyda Cordeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Janaina Muniz Cavalcanti Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Victor Isaias Miranda Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Juliana Ferreira Cipriano Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41140

Palavras-chave:

Choix Goncourt. Littérature. Médiation. Rapport d'expérience.

Resumo

Em seu primeiro ano de participação no Projeto Choix Goncourt Brésil na Universidade Federal do Ceará contamos com a atuação de três professores (dois da extensão e uma da graduação) e quase duas dezenas de alunos tanto da graduação, quanto da extensão. Com a pandemia de Covid-19, algumas adaptações e ajustes foram necessários e o grupo deu prosseguimento às atividades de forma remota. Este trabalho tem como objetivo, portanto, apresentar o relato desta iniciativa inédita para a Universidade Federal do Ceará, expondo as impressões acerca do processo de leitura e análise individual e coletiva das obras, a partir do relato dos professores coordenadores e dos alunos participantes. Buscaremos elencar tanto os resultados positivos desta experiência, quanto as dificuldades encontradas dentro do contexto de isolamento social que a pandemia nos impôs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleyda Cordeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Linguística Aplicada (UECE) e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da Casa de Cultura Francesa (UFC) com atuação na extensão e graduação. Coordena os projetos “Lendo escritoras francófonas” e “Literatura Brasileira Contemporânea: vozes emergentes, memória e autoficção”.

Janaina Muniz Cavalcanti, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda do curso de Letras - Português, com habilitação em Língua Francesa, na Universidade Federal do Ceará.

João Victor Isaias Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando do curso de Letras Português Francês pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professor temporário na rede pública de ensino na Escola de Ensino Fundamental e Médio Almirante Tamandaré.

Juliana Ferreira Cipriano, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, advogada, graduanda em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Cordeiro, G., Cavalcanti, J. M. ., Miranda, J. V. I. ., & Cipriano, J. F. . (2022). Projeto Choix Goncourt Brésil: breve relato de docentes e discentes acerca desta experiência de mediação de leitura. caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41140

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA