Poética sonhográfica e o inquietante nomadismo da língua de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscopio.v5i1.35466Palavras-chave:
Aula, Sonho, Poética, Tradução, Docência.Resumo
Este artigo ensaia fragmentos para tecer sonhos didáticos a partir de a-traduzir (intraduzíveis) do Arquivo da educação. Sua escrita poeticamente labora Aulas. Usa aportes da Filosofia da Diferença com o objetivo de provocar o pensar inquietante em Sonhografias. Discute o trabalho da transcriação do professor-poeta em suas possibilidades linguageiras nômades na docência-pesquisa. Conclui que cada sonho de Aula é uma ideia a-traduzir.
Downloads
Referências
BASTIDE, Roger. Sociologia do Sonho. In: BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem e outros ensaios. Trad. Dorothée de Buchard. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. [275 p.] p. 127-145.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor [1921]. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Suzana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Ed. 34, 2011. [176 p]. p. 101-119.
CAMPOS, Maria Idalina Krause de. Paul Valéry educador. Porto Alegre: Ed. Mikelis, 2018. 236 p.
CARVALHO , Maura Cristina de; LAZZARINI, Eliana Rigotto. A enunciação do analista como (tradução) poética: um percurso pela poesia concreta para roçar lalíngua da técnica lacaniana. Ágora. Rio de Janeiro v. XXII, n. 2, p. 219-227, maio/agosto 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/agora/v22n2/1809-4414-agora-22-02-219.pdf> . Acesso em: 18. nov. 2019.
AUTOR 2, Educação em Revista, Minas Gerais. v. 35, 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Pro-Posições [On line]. n. 3, v. 29, 2018. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4. 2016. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2014. [178 p.] p. 47-64. (referência parcial para garantir anonimato)
AUTOR 2, 2013. 226 p. (referência parcial para garantir anonimato)
DE ABREU, Ovídio. Deleuze e o Eterno Retorno da Diferença. Revista Doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 8, n. 2, p. 27-55, out. 2011. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/22440/19587>. Acesso em: 25. nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo : Editora 34, 1997. 283 p.
FREUD, Sigmund. El poeta y los sueños diurnos. Biblioteca Virtual Universal. [1907-1908], 2010, 8 p. Disponível em: < http://www.biblioteca.org.ar/libros/211753.pdf > . Acesso em 24. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. O inquietante (1919). In: Freud, Sigmund. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010-. 20 v. vol. 14, p. 328-376.
FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. Trad. M. D. Eder. The Project Gutenberg: EBookk#15489. 2005. 237 p. Disponível em: < http://www.gutenberg.org/ebooks/15489 >. Acesso em: 10. nov. 2019.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Trad. (coord.) Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. IV, 363 p.
FREUD, Sigmund. Los sueños. Trad. Luis López-Ballesteros Y de Torres. Madri: Aliança Editorial. 1966. 96 p.
NICOLAY, Deniz Alcione. Nietzsche e o procedimento genealógico na educação. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.14, n.3, p.1006-1027, set./dez. 2019. Disponível em: < https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7991>. Acesso em: 23. dez. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009. 80 p.
RUÃZ, Alejandra. Das Unheimliche. Correio APPOA (on line). n. 255, mai. 2016. Disponível em: <http://www.appoa.com.br/correio/edicao/255/das_unheimliche_/320 >. Acesso em: 3. Jan. 2020.
AUTOR 1, Alegrar. n. 23, jan/jul 2019. (referência parcial para garantir anonimato)
SANTOS, Goiamérico Felício Carneiro dos. O pensar poético e o sentir filosófico. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche/Deleuze: imagem, literatura, e educação ”” Simpósio Internacional de Filosofia, 2005. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. [337 p.] p. 153-170.
STITOU, Rajaa. Provas do intraduzível de uma língua para outra. Ágora. Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 369-376, dez 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-14982016000300369&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> . Acesso em 26. nov. 2019.
TELLES, Sergio. As vicissitudes da memória segundo Derrida: resenha de Jacques Derrida (1930-2004), Mal de Arquivo ”” Uma impressão Freudiana (Rio de Janeiro, Ed. Relume-Dumará, 2001. 130 p.) . Psychiatry On-line Brazil. n. 2, v. 7, n.p., fev. 2002. Disponível em: < http://www.polbr.med.br/ano02/psi0202.php> . Acesso em: 21. set. 2019.
VALÉRY, Paul. Lições de Poética. Trad. Pedro-Sette Câmara. Belo Horizonte: Ed. Âyiné, 2018. 88 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina dos Reis, Sandra Mara Corazza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).