Lignes directrices pour les auteurs
Belas Infiéis (e-ISSN 2316-6614) é um periódico eletrônico, de acesso aberto, com avaliação às cegas pelos pares, criado em 2011 e publicado desde 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Tradução (POSTRAD) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil.
Objetiva divulgar resultados de pesquisas relacionadas aos Estudos da Tradução por meio da publicação de artigos científicos relevantes à área, bem como ensaios, entrevistas, artigos traduzidos de autoria de pesquisadores referência da área, traduções literárias, além de resenhas críticas de livros que versam sobre Estudos da Tradução e de livros traduzidos.
1 Condições para avaliação de submissão
Uma submissão só passará pelo processo de avaliação se:
- Tiver sido submetida por meio do sistema de submissão on-line da revista;
- Tiver sido submetida em formato Word;
- Estiver diretamente relacionada aos Estudos de Tradução;
- For original (Se for uma tradução, favor enviar para a seção Artigos Traduzidos);
- Tiver sido submetida exclusivamente a esta revista e não tiver sido publicada (mesmo em diretórios pré-print, Academia.edu ou ResearchGate), estiver no prelo ou em avaliação em outros periódicos;
- Não contar com elementos que revelem a identidade dos autores (Inserir a palavra AUTOR nas referências e no texto para que não ocorra identificação);
- Estar em conformidade com as Diretrizes para Autores;
- Atender às diretrizes éticas, incluindo a adesão às exigências legais do país onde o estudo foi realizado.
2 Periodicidade
- A partir de 2021, o periódico Belas Infiéis a ser divulgado como uma publicação em fluxo contínuo.
- A revista Belas Infiéis recebe submissões em fluxo contínuo para avaliação às cegas por pares.
- Números temáticos poderão ser publicados fora da publicação em fluxo contínuo.
- A revista Belas Infiéis estabelece prazos para o recebimento de contribuições para números temáticos.
3 Público-alvo
- Doutores;
- Doutorandos;
- Mestres;
- Mestrandos;
- Graduandos ou graduados em coautoria com um professor-doutor.
4 Língua
Todas as contribuições devem ser redigidas em português, inglês, espanhol ou francês.
Aconselhamos aos autores que o texto seja revisado, tanto no que concerne à língua quanto ao formato, antes da submissão à revista Belas Infiéis. Contribuições apresentando problemas graves serão devolvidas (recusadas) sem serem avaliadas ou mesmo após serem aceitas.
O autor que enviar contribuição em português, após esta ser aceita para publicação, será convidado a traduzi-la preferencialmente para o inglês. O prazo para o envio da tradução será informado pela equipe editorial. Ambos os arquivos serão publicados: em português e o texto traduzido. A tradução e sua qualidade são de responsabilidade exclusiva do autor.
Atenção: Todas as contribuições enviadas à Belas Infiéis, independentemente da seção, devem necessariamente incluir título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
5 Tipos de submissões
Belas Infiéis aceita os seguintes tipos de submissão para publicação (todos devem ser originais e não podem ter sido publicados em outro meio):
- Artigo:
- Contribuição que contenha resultados originais de pesquisa que não tenha sido publicado em outro meio.
- Os artigos devem ter no mínimo 5.000 e no máximo 7.000 palavras, o que inclui título, resumo, palavras-chave, figuras, referências. Durante uma possível etapa de revisão, após revisão por pares, os autores podem estender a extensão do artigo até um máximo de 8.000 palavras para melhor atender aos comentários dos revisores e editores.
- Traduções comentadas devem ser redigidas no formato de artigo.
- Ensaios:
- Contribuição contendo as opiniões dos autores para fundamentar seus argumentos.
- Os ensaios devem ter no máximo de 8.000 palavras, o que inclui título, resumo, palavras-chave, figuras, referências.
- Entrevista:
- Contribuição contendo uma entrevista com agentes relevantes aos Estudos de Tradução (tradutores, professores, pesquisadores).
- A entrevista deve incluir uma breve apresentação do entrevistado e a data de realização.
- A entrevista deve ter no mínimo 3.000 palavras, o que inclui título, resumo, palavras-chave, figuras, referências.
- Resenha:
- Contribuição que apresente uma análise crítica de um livro sobre Estudos de Tradução OU de um livro traduzido.
- A resenha deve ter no mínimo 3.000 e no máximo 5.000 palavras, o que inclui título, resumo, palavras-chave, figuras, referências.
- Os livros resenhados devem ter sido publicados nos últimos cinco anos.
- Artigos traduzidos:
- Contribuição que seja a tradução de um artigo de autoria de pesquisadores referência da área dos Estudos de Tradução publicado em periódico estrangeiro.
-
Serão artigos escritos em língua estrangeira publicados fora do país e traduzidos para o português do Brasil.
-
O(s) tradutor(es) deve(m) enviar a(s) autorização(ões) do(s) autor(es), assim como da revista ou da editora responsável pela primeira publicação.
- As autorizações devem necessariamente ser informadas como notas de fim.
- Traduções literárias:
- Contribuições que apresentem traduções inéditas de textos literários a partir da língua inglesa, francesa e espanhola, para as demais línguas deve-se contatar a equipe editorial da revista por e-mail.
- O(s) tradutor(es) deve(m) enviar a(s) autorização(ões) do(s) autor(es), assim como da revista ou da editora responsável pela primeira publicação. As autorizações devem necessariamente ser informadas como notas de fim.
6 Padrão estilístico
As contribuições devem seguir o padrão estilístico American Psychological Association (APA). Recomendamos que aqueles que não estejam acostumados à APA que utilize um software de gerenciamento de referências.
Em caso de dúvidas, verificar:
https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/apa_style/apa_style_introduction.html
https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/treinamento-apa-2020.pdf
7 Figuras
Todas figuras (desenhos, figuras, tabelas, fotos, etc.) devem ser inseridas no corpo do texto, no espaço a elas designado. Figuras não devem ser enviadas separadamente. As figuras devem ser numeradas e apresentar legenda e fonte. As figuras devem ser de boa qualidade.
Caso haja imagens no trabalho, é de responsabilidade do autor garantir a obtenção dos direitos de reprodução. A revista não se responsabiliza, portanto, pelo seu uso.
8 Sobre o conteúdo das contribuições
- A revista não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões expressas pelos autores, sendo de sua total responsabilidade.
- Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica de seu texto.
- A revista não se responsabiliza pelas imagens inseridas nas contribuições, sendo os autores os únicos responsáveis pela a obtenção dos direitos de reprodução de imagem.
9 Sobre a submissão
- Durante o processo de preenchimento do formulário de cadastro de cada autor, todos os metadados devem ser preenchidos. Os autores devem necessariamente informar a formação acadêmica, afiliação institucional do autor, ORCID, o link do currículo acadêmico no campo URL e um e-mail que poderá ser divulgado, de preferência o e-mail institucional. Estes dados acadêmicos serão utilizados somente se o artigo for aceito e publicado.
- A afiliação deve ser indicada no campo “biografia”. O autor deve indicar sua formação acadêmica (do título maior para o menor), suas informações profissionais detalhadas (Instituição, Programa, Departamento) e informações geográficas (Cidade, Estado, País).
- Atenção ao preencher a lista de autores. Os nomes devem estar completos, sem abreviações, e na ordem em que serão publicados. No caso de artigos traduzidos, o nome do autor do texto fonte e do(s) tradutor(es) devem ser preenchidos no campo de autoria.
- Ao submeter textos a serem avaliados pela revista Belas Infiéis, o autor:
- Declara que o conteúdo da contribuição é original e de sua criação, sendo inteiramente responsável por ele se houver uma objeção de terceiros.
- Declara estar ciente de que não deve cometer plágio acadêmico.
- Declara que a contribuição não foi publicada, total ou parcialmente, em nenhum idioma. Se for uma tradução, deve ser submetida à seção de Artigos Traduzidos.
- Declara que a contribuição não foi submetida a outro periódico simultaneamente.
- Compromete-se a informar a revista sobre qualquer tipo de erro ou inexatidão em sua contribuição (publicado, em avaliação ou em edição) e a colaborar com os editores para fazer as devidas correções (seja em avaliação ou em edição) ou errata/retratação (após a publicação).
- Declara que não há conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.
- Autoriza a publicação da contribuição sem qualquer tipo de compensação.
- Concorda em ceder direitos não exclusivos de publicação à revista, permanecendo livres para disponibilizar sua contribuição em outros meios de comunicação, desde que seja mencionada a publicação da primeira versão na revista Belas Infiéis. Também autorizam a Belas Infiéis a ceder seus textos para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e plataformas similares.
- A revista Belas Infiéis segue a política antiplágio. As contribuições serão verificadas por meio de softwares desenvolvidos para identificar o plágio. Por favor, verifique as Diretrizes Éticas e Políticas contra Plágio da revista.
10 Formatação das contribuições
- Seguir o padrão estilístico da American Psychological Association (APA).
- Não utilizar TAB.
- Deve-se evitar o uso excessivo de negritos e sublinhados no decorrer do texto.
- Todas as contribuições enviadas à Belas Infiéis, independentemente da seção, devem necessariamente incluir título, resumo e palavras-chave no idioma em que o texto foi escrito, bem como em inglês e em português.
- Informações sobre o título:
- Deve estar redigido obrigatoriamente na língua do artigo, em inglês e em português;
- Deve ser claro e breve;
- Deve identificar o objeto de pesquisa;
- Não deve conter termos genéricos;
- Não deve ser escrito em CAIXA ALTA.
- Informações sobre o resumo:
- Deve estar redigido obrigatoriamente na língua em que o texto for escrito, e também em inglês e português;
- Deve ter até 150 a 250 palavras;
- Deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho em um único parágrafo, razão pela qual devem informar obrigatoriamente: tema, objetivo, método, resultados e considerações finais. Não deve conter citações;
- Informações sobre as palavras-chave:
- Devem estar redigidas obrigatoriamente na língua em que o texto for escrito, e também em inglês e em português;
- Devem ser cinco termos de indexação não utilizados no título, separados por ponto-final.
- Deverão ser termos não genéricos;
- Deverão ser termos representativos do conteúdo do trabalho;
- O uso de abreviações deve ser mínimo. Caso seja necessário seu uso, deve-se informar o termo completo seguido da abreviação entre parênteses na primeira menção no texto. A abreviação pode aparecer no texto a seguir.
- Informações sobre as citações:
- As citações devem ser redigidas de acordo com o padrão estilístico das normas da APA;
- Citação direta curta: até 40 palavras. Entre aspas duplas, sem alterações na tipografia. Deve ser indicada a fonte (Autoria, ano, página);
- Citação direta longa: a partir de 40 palavras. Não usa aspas duplas, sem alteração tipográfica. Deve ser apresentada criando um novo parágrafo com recuo de 1,27 cm. Deve ser indicada a fonte (Autoria, ano, página);
- Citação indireta: deve ser indicada a fonte (Autoria, ano, página).
- Para citações em uma língua estrangeira, deve-se usar itálico.
- Citações de obra estrangeira devem apresentar tradução e devem atender às seguintes orientações: o excerto traduzido deve estar no corpo do artigo, e o texto original deve estar em nota de fim, com a menção !tradução nossa”.
- Caso a tradução seja de terceiros, indicar da mesma forma a autoria da tradução;
- Cada citação no texto deve ter uma entrada na lista de referência correspondente.
- Informações sobre as figuras (desenhos, gráficos, tabelas, fotos, etc.):
- Deve ter boa qualidade.
- Inserir, obrigatoriamente, as figuras no corpo do texto, no local designado a elas com legenda e fonte.
- A legenda deve estar acima da imagem, a fonte abaixo da imagem.
- Legenda e fonte devem estar redigidas em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.
- Informações sobre as notas:
- Apresentar notas de fim, ao invés de notas de rodapé.
- As notas de fim deverão ser inseridas somente por meio do menu REFERÊNCIAS do editor de textos.
- Sobre os agradecimentos:
- Todos aqueles que contribuíram significativamente para a contribuição, mas não cumprem os critérios de autoria, devem ser listados nesta seção. Esta seção deve aparecer no final do texto, antes das referências.
- Apresentar as referências bibliográficas ao final do texto obedecendo às normas mais recentes da APA.
- Tudo o que for citado ao longo do texto deve constar obrigatoriamente da seção Referências Bibliográficas.
- Não incluir, na seção Referências Bibliográficas, obras que tenham sido consultadas, mas que não foram citadas no decorrer do texto.
- Não usar ---. para indicar a repetição de autores. Todas as referências devem estar completas.
- As obras traduzidas deverão informar obrigatoriamente o nome do(s) tradutor(es) e o título do texto de partida.
- As URLs devem ser informadas, ativas e acessíveis.
- O(s) autor(es) não deve(m) fazer uso da função STYLE em todo o texto.
- As páginas não devem ser paginadas.
11 Copyright
Todo o conteúdo da revista, exceto onde informado o contrário, é licenciado sob uma licença Creative Commons do tipo CC-BY, que permite o uso, distribuição e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que o artigo original seja devidamente citado.
12 Processo editorial
12.1 Verificação inicial
A equipe editorial da Belas Infiéis fará uma primeira avaliação da contribuição submetida e verificará se ela se enquadra nos objetivos e escopo da revista. As contribuições que não cumprirem as Diretrizes para Autores serão devolvidas aos autores.
12.2 Avaliação às cegas por pares
Todas as contribuições serão submetidas a um rigoroso processo de avaliação às cegas por pares, em que tanto a identidade dos autores quanto a dos avaliadores não são reveladas, a fim de garantir a mais alta qualidade da revista. Os artigos submetidos não devem incluir os nomes e afiliações dos autores. As autocitações devem ser reduzidas ao mínimo, e a citação de qualquer trabalho publicado pelos autores deve ser feita na terceira pessoa.
Todas as contribuições serão enviadas para avaliação e pelo menos dois pareceres por contribuição serão obtidos. Todos os avaliadores serão cuidadosamente selecionados pelos editores da revista para cada contribuição submetida e devem preencher os seguintes critérios:
- Ter o título de doutor(a) e/ou ser um reconhecido especialista na área;
- Não ter sido coautor de publicações com o(s) autor(es) da contribuição em questão nos últimos 5 anos;
- Não estar filiado à mesma instituição que o(s) autor(es).
As avaliações às cegas são conduzidas por pelo menos dois estudiosos especialistas na área. Os avaliadores serão selecionados de acordo com a área de especialização dos trabalhos recebidos. Alguns dos revisores possíveis são listados no Expediente da revista; revisores ad hoc serão convidados, se necessário.
Os avaliadores terão três semanas para envio do parecer, mas, caso necessário, esse prazo poderá ser ampliado.
Os avaliadores se comprometem a:
- Avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político.
- Tratar com confidencialidade as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado. Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.
- Informar aos editores que o trabalho submetido apresenta conteúdo publicado anteriormente “pelo autor ou por terceiro e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem.
- Alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio.
Os critérios adotados para a avaliação e seleção dos textos submetidos à revista Belas Infiéis são os seguintes:
- Relevância da contribuição à área;
- Originalidade;
- Clareza;
- Coerência do título, resumo e palavras-chave;
- Estrutura e organização do texto;
- Atualidade e relevância do tema;
- Coerência e pertinência da argumentação;
- Coerência e pertinência da fundamentação teórica;
- Consistência metodológica;
- As considerações finais condizem com os objetivos propostos;
- Pertinência, relevância e atualidade das referências bibliográficas;
- Linguagem e qualidade da redação.
As contribuições poderão receber uma das seguintes avaliações:
- Não publicar. Este manuscrito não é adequado para publicação, pois apresenta diversas falhas que não poderiam ser resolvidas através de revisão.
- Publicar com alterações. Requer revisões. Pode ser uma boa contribuição, desde que revisto.
- Os autores são solicitados a revisar sua contribuição e reenviá-la pela plataforma da revista Belas Infiéis, para que seja tomada uma decisão pela equipe editorial da revista (aceitar a submissão, pedir revisões adicionais ou recusar a submissão).
- Publicar: o manuscrito é considerado de alta qualidade e pode ser publicado na revista.
Todos os colaboradores serão notificados sobre o aceite ou recusa de sua contribuição por meio do sistema da Belas Infiéis.
12.3 Decisão
Após cada rodada de avaliação às cegas por pares, o editor-chefe da revista “ou o(s) editor(es) assistente(s) ou editor(es) convidado(s), no caso de um fascículo temático“ avaliará a contribuição submetido e os pareceres enviados pelos avaliadores. As decisões relativas a cada submissão serão tomadas pelos editores, garantindo a excelência e o alto padrão do processo decisório. O(s) editor(es) poderá(ão) decidir entre as seguintes opções:
- Não publicar. Este manuscrito não é adequado para publicação, pois apresenta diversas falhas que não poderiam ser resolvidas através de revisão.
- Publicar com alterações. Requer revisões. Pode ser uma boa contribuição, desde que revisto.
- Os autores são solicitados a revisar sua contribuição e reenviá-lo pela plataforma da revista Belas Infiéis, para que seja tomada uma decisão pela equipe editorial da revista (aceitar a submissão, pedir revisões adicionais ou recusar a submissão).
- Publicar: o manuscrito é considerado de alta qualidade e pode ser publicado na revista.
A fim de garantir a rapidez do processo editorial, cada contribuição só poderá passar por duas rodadas de avaliação e revisão. Assim, os autores são encorajados a tratar todas as questões levantadas pelos avaliadores logo após a primeira rodada de revisão pelos pares.
12.4 Edição
Após a contribuição ser aceita para publicação, ela passará por uma primeira fase de edição em que serão corrigidos quaisquer erros menores (como pontuação ou referências) e verificadas se todas as informações necessárias a respeito da contribuição e dos autores foram fornecidas. É responsabilidade do autor garantir que a linguagem seja primorosa.
O autor que enviar contribuição em português, após esta ser aceita para publicação, será convidado a traduzi-la preferencialmente para o inglês. O prazo para o envio da tradução será informado pela equipe editorial. Ambos os arquivos serão publicados: em português e na tradução. A tradução e sua qualidade são de responsabilidade exclusiva do autor.
12.5 Revisão de provas
O diagramador da revista criará a versão final da contribuição seguindo o formato da revista e a prova em PDF.
12.6 Publicação
Após o recebimento da versão final da contribuição e as últimas correções terem sido feitas, a contribuição será publicada. O autor será prontamente informado assim que o artigo estiver disponível online.
13 Custos
Belas Infiéis é um periódico acadêmico avaliado às cegas por pares de acesso aberto e, portanto, gratuito, tanto para leitores quanto para autores.
14 Preenchimento dos metadados
- Preencher em português e inglês obrigatoriamente:
- O título completo (título e subtítulo) no campo título; não preencher os campos prefixo e subtítulo;
- Preencher o campo resumo com 150 a 250 palavras;
- Palavras-chave, separadas por ponto-final em um único bloco.
- Incluir todos os coautores na ordem em que deve ser informado no artigo:
- Ao informar o nome completo do autor, deve-se deixar no campo SOBRENOME apenas o último sobrenome, os demais sobrenomes devem ser informados junto ao nome no campo NOME.
- Deve-se preencher obrigatoriamente o campo e-mail, país, URL (link do currículo acadêmico), ORCID, Instituição/Afiliação, biografia.
- Informar se a pesquisa é financiada por alguma Agência de Fomento (CAPES, CNPq, FAP-DF, etc.)
- Preencher o campo REFERÊNCIAS