Entre pais e esposas

o propósito do regime desarmônico e suas conseguências

Autores/as

  • Alcida Rita Ramos

Palabras clave:

Antropologia, Parentesco

Resumen

Com este trabalho pretendo demonstrar duas coisas: uma é de caráter teórico-metodológico; a outra, lógico-empírico. A primeira diz respeito às limitações na forma tradicional de se conduzir estudos de parentesco. Refiro-me à abordagem, originalmente britânica, chamada funcional-estrutural. Suas limitações decorrem, essencialmente, da visão sincrónica que a caracteriza, a qual, apesar de todo o seu rigor metodológico, é insuficiente, e mesmo inadequada, em situações como veremos adiante, onde a totalidade social está no tempo e não no espaço. Sobre isso, aliás, já escreveu Edmund Leach em 1954 e muito embora seu livro Political Systems of Highland Burma tenha se tornado um clássico da antropologia, o sopro inovador de sua análise, em vez de fortalecido por seguidores, acabou por dissolver-se na corrente sincronizante de seu tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALDUS, Herbert. Tapirapé. T rib o Tupi no Brasil Central. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1970.
GODELIER, Maurice. Perspectives in Marxist Anthropology. Cambridge. Cambridge University Press, 1977.
KEESING, Roger. Shrines, ancestors, and cognatic descent: the Kwaio and Tallensi. American Anthropologist 72:755-75, 1970.
KENSINGER, Kenneth. Cashinawa notions of social time and social space. Atas âo X L lIo . Congresso Internacional de Americanistas. Paris, Vol. II, pp. 233-44, 1977.
KRACKE, Waud. Uxorilocality in patriliny. Kagwahiv filial separation. Ethos 4, No. 3:295-310, 1976.
------------- . Force and Persuasion. Leadership in an Amazonian Society. Chicago, The University of Chicago Press, 1978.
LÉVI-STRAUSS, Claude. As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis, Vozes, 1976.
MAYBURY-LEWIS, David. Akwe-Shavante Society. Oxford, Claredon Press, 1967.
MURDOCK, George P. Social Structure. Nova York, The Free Press, 1949.
MURPHY, Robert. Matrilocality and patrilineality in Mundurucu society. American Anthropologist 58:414-34, 1956.
------------- . Social structure and sex antagonism. Southwestern Journal of Anthropology 15:89-98, 1959.
------------- . Headhunter’s Heritage. Berkeley, The University of California Press, 1960,
------------- . “Lineage and lineality in Lowland South America” In Maxine Margolis e William Carter (org.) Brazil. Anthropological Perspectives. Essays in Honor o f Charles Wagley. Nova York, Columbia University Press, pp. 217-24, 1979.
RAMOS, Alcida R. The Social system o f the Sanumá o f Northern Brazil. Ph.D. Dissertation, University of Wisconsin, Madison. Ann Arbor, University Microfilms, 1972.
------------- . How the Sanumá acquire their names. Ethnology 13:171-85, 1974.
------------- . Diachrony and structure: comparing Balinese and Sanumá social groups. Trabalho apresentado no Departamento de Antropologia Social, University of Edinburgh, 1978a.
------------- .Mundurucu: social change or false problem? American ethnologist 5:675-89, 1978b.
RAMOS, Alcida e ALBERT Bruce. Yanoama descent and affinity: the Sanumá/Yanoman contrast. Atas do X L I Io . Congresso Interamencanistas. Paris, Vol. II, pp. 71-90, 1977.
SCHEFFLER, H. W. Descent concepts and descent groups: the Maori case. Journal of Polynesian Society 73:126-33, 1964.
------------- . Ancestor worship in anthropology: or observations on descent and descent groups. Current Anthropology 7:541-51, 1966.
SHAPIRO. Warren. Structuralism versus sociology: a review of May bury Lewis’s Akwe-Shavante Society. Mankind 8:64-66, 1971.
SISKIND, Janet. To H unt in the Morning. Nova York, Oxford University Press, 1973.
STEWARD, Julian. Handbook o f South American Indians. Vol. 5. Washington, D .C .: Smithsonian Institution. 1949.
TAYLOR, Kenneth I. Sanumá (Yanoama) Food Prohib itions: the Multip le Classification of Society and Fauna. Ph.D. Dissertation, University of Wisconsin, Madison. Ann Arbor. University Microfilms, 1972.
------------- . Sanumá food taboos and para-totemic classification. Comunicação apresentada na Reunião Anual da American Anthropological Association. Nova Orleans, 1973.
------------- . Sanumá Fauna: Prohibitions and Classifications. ICAS Monografia No. 18. Caracas, Fundación La Salle de Ciencias N a turales, 1974.
------------ -. Raiding Dueling and descent group membership among the Sanumá. Atas do X L I Io . Congresso Internac ional de Americanistas. Paris, Vol. II, pp. 91-104, 1077.
------------- . Knowledge and praxis in Sanumá food prohibitions. Trabalho apresentado na Reunião Anual da American Anthropological Association. Cincinnati, 1979.
------------- . Sanumá food prohibitions and para-totemic classification. Antropologia (Caracas), No. 51 (no prelo).
WAGLEY, Charles. Welcome o f Tears. The Tapirapé Indians o f Central Brazil. Nova York, Oxford University Press, 1977.

Publicado

2018-01-16

Cómo citar

Ramos, Alcida Rita. 2018. «Entre Pais E Esposas: O propósito Do Regime desarmônico E Suas Conseguências». Anuário Antropológico 5 (1):63-76. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6136.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>