O mundo unificado dos Apinayé ou o mundo dividido dos antropólogos
Palavras-chave:
Antropologia, Crítica, Etnologia indígenaResumo
Uma leitura cuidadosa de Um Mundo Dividido, versão recentemente publicada (1976) da tese de doutorado (Universidade de Harvard, 1970) do antropólogo Roberto da Matta, leva-nos a refletir sobre a ingrata tarefa de construir modelos analíticos, especialmente sobre realidades sociais que não nos são inteiramente familiares. No caso, a realidade estudada é a sociedade Apinayé, grupo de fala Jê, com quem o autor conviveu por um total de 12 meses, abrangendo um período de 8 anos (de 1962 a 1970).
Downloads
Métricas
Referências
DA MATTA, Roberto. Apinayé Social Structure. Tese de Doutodado, Harvard University, 1970a.
-------------------. Mito e anti-mito entre os Timbira. In: Mito e Comunicação. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1970b.
------------------- . Mito e autoridade doméstica. In: Ensaios de Antropologia Estrutural. Petrópolis, Vozes, 1973a.
------------------- . Edgar Alian Pos, o Bricoleur. Um exercício em análise simbólica. In: Arte e Linguagem. Petrópolis, Vozes, 1973b.
------------------- . Um Mundo Dividido. Petrópolis, Vozes, 1976.
FORTES, Meyer. Introduction. In: Developmental cycle in domestic Groups (org. por Jack Goody). Cambridge University Press,1958. â. 1-14. Em Português: O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico. Cadernos de Antropologia n.° 6. Editora Universidade de Brasília, 1974.
KEESING, Roger. Kwaio kindreds. Southwestern Journal o f Anthropology, V. 22, n.° 4:346-353, 1966.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Social structure. In: Structural Anthropology, 1963, p. 277-323. Basic Books Inc. Versão original, 1953, com o mesmo título, in: Anthropology Today (org. por A. L. Kroeber). p. 524-553. The University of Chicago Press. Em Português: A noção de estrutura em Etnologia. In: Antropologia Estrutural, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1970. p. 299-344.
SCHEFFLER, H. W. Descent concepts and descent groups: the Maori case. Journal of Polynesian Society, v. 73. p. 126-133, 1964.
TURNER, Victor. The ritual process: structure and anti-structure. Chicago, Aldine, 1969. Em Português: O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis, Vozes, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1977 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.