Percurso antropológico de Carla Costa Teixeira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.4000/aa.9690

Mots-clés :

Carla Costa Teixeira

Résumé

Esta produção de Carla Costa Teixeira, intitulada Do mundo das mulheres à etnografia das instituições – um traçado em retrospectiva, remete a distintas temáticas, leituras e arremates. Refiro-me à complexidade de um percurso, na perspectiva de Edgar Morin, mas, também me reporto à obstinação da autora para dissecar uma conjunção de problemas que dá os contornos de sua trajetória. A porosidade e a maleabilidade são marcas que delimitam suas vias teóricas e metodológicas. O artigo originado do memorial que narra mencionado trajeto, conforme exprime essa antropóloga e docente da UnB, é o oposto de um projeto, logrando situar a “lanterna na popa”, segundo a expressão de Campos. Em complemento, expresso a ideia de que ela também assentou a laterna na proa. A articulista de “Participação social na Saúde indígena: a aposta contra a assimetria no Brasil” (Amazônica – Revista de Antropologia, 2017) relata que o leitmotiv das suas pesquisas tem curso na moralidade e nos valores na Política, bem assim na perspectiva da instituição configuada no Estado. Estas delimitações precisas recebem aportes em nome de um inquieto e curioso posicionamento, aliado a uma necessidade constante de incorporar outros dados insurgentes, valorizando aspectos de uma nova teia de explicações.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

César Barreira, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Coordenador Sênior do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sociólogo, graduado em Ciências Sociais (UFC,1972), fez doutorado em Sociologia (USP,1987) e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 1990). Suas pesquisas iniciais voltaram-se para a temática agrária (conflitos, movimentos, estado), dedicando-se nos últimos anos à compreensão dos conflitos sociais e da violência nas sociedades contemporâneas. Pesquisador do CNPq, vem desenvolvendo diálogo permanente com os antropólogos e participando dos estudos promovidos pela Antropologia da Política. Dentre as publicações destacam-se os seguintes livros: Trilhas e atalhos do poder: conflitos sociais no Sertão; Crimes por encomenda – a pistolagem no cenário brasileiro; Cotidiano despedaçado: cenas de uma violência difusa. Organizou, com Moacir Palmeira, o livro Política no Brasil: visões de antropólogos.

Références

Bourdieu, P. 1989. O poder simbólico. Lisboa: Difel.

Pecaut, D. 1990. Os intelectuais e a política no Brasil. São Paulo: Ática.

Schutz, A. 1967. The phenomenology of the social world. Evanston: Northwestern University Press.

Teixeira, Carla C. 2022. Do mundo das mulheres à etnografia das instituições. Um traçado em retrospectiva. Anuário Antropológico 47,2. P.11-35.

Téléchargements

Publié-e

2023-03-28

Comment citer

Barreira, César. 2023. « Percurso antropológico De Carla Costa Teixeira ». Anuário Antropológico 47 (2):67-73. https://doi.org/10.4000/aa.9690.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.